Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Norte-americano detido por planejar ataque ao Pentágono e ao Capitólio

Operação infiltrada do FBI
 (Reuters)
Um homem americano foi detido hoje perto de Boston sob suspeita de estar a planear atacar o Pentágono e o Capitólio com avionetas carregadas de explosivos e dirigidas por controlo remoto.
O suspeito, identificado como Rezwan Ferdaus, de 26 anos e formado em Física pela Universidade Northeastern, foi acusado igualmente de tentar fornecer materiais à Al-Qaeda e ajudar em ataques contra soldados norte-americanos. Foi identificado e detido no âmbito de uma investigação do FBI, dado a actividades suspeitas desde 2010.

Ao anunciar esta detenção, o departamento de Justiça norte-americano precisou que Ferdaus criou e entregou oito telemóveis detonadores a agentes infiltrados do FBI, julgando estar a lidar com membros da Al-Qaeda que se preparavam para fazer ataques à bomba no Médio Oriente.

Num encontro com os agentes disfarçados, em Junho deste ano, foi dada ao suspeito a informação falsa de que um dos seus detonadores tinha sido usado num ataque que matara três soldados norte-americanos no Iraque. “Era isso mesmo que eu queria”, terá dito então, de acordo com o relatório da investigação.

Ainda este ano, Ferdaus terá começado a falar aos agentes sobre os seus planos de organizar um atentado contra o Pentágono assim como contra o edifício do Capitólio, em Washington. Durante a operação, os infiltrados do FBI forneceram ao suspeito explosivos c-4, um avião dirigido por controlo remoto e armas – e Ferdaus acabou por ser detido, nesta madrugada, logo após ter levado aquele material para um armazém.

As autoridades norte-americanas fizeram questão de frisar que a população do país nunca esteve em risco de o suspeitos fazer uso dos explosivos.

A procuradoria do estado de Massachussetts formalizou já contra Ferdaus as acusações de apoio e fornecimento de recursos a organização terrorista estrangeira e tentativa de destruição de propriedade nacional de defesa – crimes que lhe podem valer sentenças de 15 e 20 anos de prisão, respectivamente, se for condenado.


Fonte: PUBLICO (Portugal)

Nenhum comentário: