Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Morre primeira ‘nobel’ da África


  
Por Renata Giraldi*

A advogada, ex-ministra e ativista política criou o Movimento Cinturão Verde em defesa do meio ambiente e da preservação da natureza. Foto: The Green Belt Movement


Primeira mulher na África a receber o Prêmio Nobel da Paz, Wangari Maathai, de 71 anos, morreu no domingo 25. Vítima de câncer, Maathai não resistiu à doença e morreu em Nairóbi. Ela ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2004 e ficou conhecida pela preservação ao meio ambiente e a defesa pela paz.
A advogada, ex-ministra e ativista política criou o Movimento Cinturão Verde em defesa do meio ambiente e da preservação da natureza. Ganhou vários apelidos por sua atuação, entre eles o de árvore-mãe.
Maathai foi também combativa em relação aos governos autoritários do Quênia, caracterizando-se por ser uma defensora permanente da democracia e da paz em defesa de mais atenção e cuidados em relação à globalização da engenharia genética, por exemplo.
A ativista política atuou também em movimentos sociais na busca por melhores condições para as mulheres africanas, no esforço de melhorar a situação de vida delas, e aumentar o acesso a recursos naturais, como a água potável.

*Com informações da agência pública de informações da Argentina, Telam.
*Matéria publicada originalmente em Agência Brasil,via Cartacapital

Nenhum comentário: