Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 31 de agosto de 2010

A ignorância dos "civilizados" e dos silvícolas "aculturados"

31/08/2010 07h32 - Atualizado em 31/08/2010 07h35

Moradoras do interior de SP fazem procissão e novena para pedir chuva

Distrito de Ida Iolanda sofre com estiagem há quase três meses.
Tradição antiga reuniu mulheres do local.

Do G1 SP


Moradoras do distrito de Ida Iolanda, em Nhandeara, a 509 km de São Paulo, resolveram apelar para a religião para tentar acabar com a seca que atinge o local. Fiéis seguiram em procissão e fizeram uma novena para pedir chuva.

Os 2 mil moradores do distrito enfrentam a seca sofrem com a estiagem há quase três meses. As plantas da praça só recebem água quando o jardineiro trabalha.

A novena da chuva é uma tradição antiga no local e foi retomada este ano. As mulheres acreditam que com a fé é possível mudar a situação.

Em procissão, elas carregaram garrafas d’água e imagens de santos, levando a certeza de que serão atendidas. Durante a caminhada, de joelhos, elas fizeram o pedido pela chuva.

Nem o sol forte o calor desanimaram o grupo, que no cemitério da cidade derramaram a água na cruz, simbolizando a falta que a chuva faz.

-=-=-=-=

26/08/2010 12h17 - Atualizado em 26/08/2010 12h17

Índios fazem dança da chuva no interior de SP

Na aldeia Icatu, em Braúna, umidade do ar tem ficado em 10%.
Não deve chover no estado pelo menos até domingo (29).

Do G1 SP


O tempo seco que atinge o estado de São Paulo há uma semana fez com que índios da aldeia Icatu, na cidade de Braúna, a 499 km de São Paulo, realizassem a dança da chuva para tentar atrair a umidade para o local.

Na região, próxima a Araçatuba, a 530 km da capital paulista a umidade tem chegado aos 10%. E segundo os meteorologistas, não deve chover em todo o estado pelo menos até domingo (29).

Por volta das 12h, a Defesa Civil da capital paulista decretou estado de alerta por causa da baixa umidade, que estava em 20%. Durante a tarde, a previsão é de que o índice caia ainda mais e chegue aos 15%.

Para ser considerado adequado para a saúde, o ar precisa ter, no mínimo, 60% de umidade. Desde a última quinta-feira (19) a umidade do ar fica abaixo dos 30% na capital paulista.

Fonte: G1

Nenhum comentário: