31/08/2010 07h32 - Atualizado em 31/08/2010 07h35
Moradoras do interior de SP fazem procissão e novena para pedir chuva
Distrito de Ida Iolanda sofre com estiagem há quase três meses.
Tradição antiga reuniu mulheres do local.
Moradoras do distrito de Ida Iolanda, em Nhandeara, a 509 km de São Paulo, resolveram apelar para a religião para tentar acabar com a seca que atinge o local. Fiéis seguiram em procissão e fizeram uma novena para pedir chuva.
Os 2 mil moradores do distrito enfrentam a seca sofrem com a estiagem há quase três meses. As plantas da praça só recebem água quando o jardineiro trabalha.
A novena da chuva é uma tradição antiga no local e foi retomada este ano. As mulheres acreditam que com a fé é possível mudar a situação.
Em procissão, elas carregaram garrafas d’água e imagens de santos, levando a certeza de que serão atendidas. Durante a caminhada, de joelhos, elas fizeram o pedido pela chuva.
-=-=-=-=
26/08/2010 12h17 - Atualizado em 26/08/2010 12h17
Índios fazem dança da chuva no interior de SP
Na aldeia Icatu, em Braúna, umidade do ar tem ficado em 10%.
Não deve chover no estado pelo menos até domingo (29).
O tempo seco que atinge o estado de São Paulo há uma semana fez com que índios da aldeia Icatu, na cidade de Braúna, a 499 km de São Paulo, realizassem a dança da chuva para tentar atrair a umidade para o local.
Na região, próxima a Araçatuba, a 530 km da capital paulista a umidade tem chegado aos 10%. E segundo os meteorologistas, não deve chover em todo o estado pelo menos até domingo (29).
Por volta das 12h, a Defesa Civil da capital paulista decretou estado de alerta por causa da baixa umidade, que estava em 20%. Durante a tarde, a previsão é de que o índice caia ainda mais e chegue aos 15%.
Para ser considerado adequado para a saúde, o ar precisa ter, no mínimo, 60% de umidade. Desde a última quinta-feira (19) a umidade do ar fica abaixo dos 30% na capital paulista.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário