Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O GABEIRA NÃO MENTIU

Grupos armados não lutavam pela democracia, diz Gabeira

Portal Terra

RIO - Ex-guerrilheiro, o candidato do PV ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, ressaltou nesta quarta-feira, durante sabatina Folha-Uol, que os grupos de luta armada contra a ditadura militar não visavam a liberdade, como propagandeia a campanha da presidenciável petista Dilma Rousseff, mas sim a ditadura do proletariado.

O candidato ressaltou esse ponto ao ser lembrado de um comentário feito em maio deste ano por Marta Suplicy, candidata do PT ao Senado por São Paulo, de que se falava muito do passado guerrilheiro de Dilma, mas pouco de Gabeira, que em 1969 participou do sequestro do então embaixador americano Charles Elbrick -ação que hoje ele próprio condena.

"Todos os ex-guerrilheiros que entram para a política dizem que lutavam pela democracia, mas, avaliando o programa político de todos os grupos de luta armada, vemos que o que eles tentavam não era democracia, mas a ditadura do proletariado", lembrou Gabeira, acrescentando que havia muita gente lutando pela democracia no Brasil, mas a luta armada não estava lutando pela democracia. ''Eu não posso dizer que, naquele momento, estivesse lutando pela democracia''.

O candidato do PV também ressaltou que, apesar do "passado comum", há atualmente diferenças fundamentais entre sua visão e a do governo federal, que criticou por ter condescendência com ditaduras de esquerda. "Em Cuba, por exemplo, o presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) comparou os presos políticos com delinquentes comuns de São Paulo. Cuba é uma ditadura, os presos políticos resistem com dignidade", analisou, frisando que não tem "nenhum vínculo afetivo" com seu passado.

12:35 - 25/08/2010

Fonte: JORNAL DO BRASIL

Nenhum comentário: