Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ROUPAS RELIGIOSAS EM DISCUSSÃO

Bangladesh proíbe obrigatoriedade de roupas religiosas

Anbarasan Ethirajan

Da BBC News em Dhaka

Muçulmano reza em Bangladesh

Lei sobre vestes religiosas vale para homens e mulheres em Bangladesh

A Suprema Corte de Bangladesh proibiu que instituições de ensino e empresas obriguem os cidadãos do país a usar roupas religiosas.

A decisão foi tomada em um processo contra uma faculdade estatal no norte do país, que estava vetando a presença de mulheres sem véu no seu campus.


A Justiça também decidiu que mulheres não podem ser proibidas de participar em atividades culturais e esportivas. Bangladesh é um país de maioria muçulmana, onde a maior parte da população pratica uma versão moderada da religião.

O tribunal determinou que os trajes de estudantes ou trabalhadores – sejam eles religiosos ou não – são questão de decisão pessoal.

Em abril, a Suprema Corte havia determinado que escolas e faculdades não podem forçar mulheres a usar véus ou burqas.

"A diferença entre as duas decisões é que esta de hoje não se aplica apenas a mulheres, mas a homens também", disse à BBC Mahbub Shafique, um dos advogados que entrou com o processo na Justiça.

"Se qualquer traje religioso for imposto, isso será considerado ilegal."

No entanto, muitas pessoas em Bangladesh acreditam que fora da capital Dhaka, a decisão da Justiça será ignorada.

Nos últimos anos, as autoridades de Bangladesh estão tentando transformar o país em uma democracia secular, evitando que ele vire uma república islâmica, apesar da maioria muçulmana.

Fonte: BBC


Nenhum comentário: