Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 28 de agosto de 2010

MAIS UM VAGABUNDO DA ICAR

publicado em 28/08/2010 às 12h41:

Ex-líder católico da Bélgica
quis abafar caso de pedofilia

Jornais belgas divulgaram conteúdo de gravações de conversas

Do R7, com EFE
Eric Vidal/15.12.2009/AFPEric Vidal/15.12.2009/AFP

Cardeal belga Godfried Danneels aconselhou a vítima de pedofilia em sua igreja o silêncio; gravação foi publicada por jornais do país neste sábado


Publicidade

O antigo chefe da Igreja Católica da Bélgica, o cardeal Godfried Danneels, ocultou o caso de pedofilia do ex-bispo de Bruges Roger Vangheluwe, informam neste sábado (28) os jornais De Standaard e Het Nieuwsblad.

Os jornais publicaram o conteúdo das gravações divulgadas pela vítima, que foi quem as fez durante uma reunião mantida neste ano com Danneels, que teria tentado convencê-lo de manter o assunto em sigilo.

Vangheluwe, de 74 anos, renunciou em abril após reconhecer que quando era sacerdote tinha abusado sexualmente de um menor de idade, seu sobrinho, segundo a imprensa.

Na reunião, em 8 de abril participaram a vítima, sua família, o próprio Vangheluwe e o cardeal Danneels, máxima autoridade da igreja na Bélgica até este ano.

Danneels pediu paciência e evocou o perdão para que o silêncio fosse mantido, informa outro veículo belga, o jornal Le Soir. O religioso também dá a entender que não queria um escândalo ao menos até a aposentadoria de Vangheluwe.

Os jornais relatam que no encontro a vítima reivindicou a renúncia de seu tio, cujos abusos prescreveram penalmente há dois anos. Vangheluwe acabou renunciando cerca de duas semanas depois.

A vítima, que tem hoje cerca de 40 anos, foi submetida a um longo período de abusos e disse ao Le Soir que divulgou as gravações como uma forma de restaurar parte de sua honra.

Danneels se viu envolvido na polêmica neste ano, especialmente após os registros policiais realizados na principal sede da igreja na Bélgica, o arcebispado de Malines-Bruxelas, que ele ocupou durante anos.


O cardeal foi interrogado durante dez horas em relação aos casos de pedofilia e entre os objetos apreendidos estava seu computador pessoal.

Na época, a Igreja Católica da Bélgica criticou a atuação das autoridades policiais na chamada Operação Cálice. O Soir publicou ontem que os 475 dossiês de casos de abusos sexuais que foram retirados da igreja na operação podem voltar em breve para os religiosos.

Um pedido de devolução do material foi feito na Justiça. O processo também questiona se a busca estava dentro da lei. O Soir conseguiu adiantar o conteúdo da decisão, que determinaria a devolução do material por considerar que ele foi recolhido da forma ilegal da sede da Igreja Católica na Bélgica.

Fonte: R7

Nenhum comentário: