Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fartura de imposturas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Censo 2010 tem 2.079 diferentes nomes para as religiões

Os PDAs (computadores de mão) dos recenseadores do IBGE têm em sua memória o registro de 2.079 declarações para as diferentes religiões de modo a facilitar o preenchimento desse quesito nas entrevistas com a população.

Marco Antonio Alexandre, coordenador técnico do Censo 2010, informou que essas declarações são do Censo 2000. Há casos de uma mesma religiões com várias denominações e outras poderão ser acrescentadas no levantamento deste ano.

O IBGE não tem um cadastro oficial das religiões para não influenciar as respostas das pessoas. Além disso, as denominações são muitas e elas continuam sendo criadas. “Existem dezenas de denominação de umbanda, por exemplo.”

A IECLB (Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil) reclamou que o seu nome não consta na lista e teme que isso possa prejudicá-la na contagem de seus fiéis.

Alexandre disse que essa omissão se deve ao fato de os entrevistados pelo censo anterior não terem declarado o nome completo da religião. O que o banco de dados dos PDAs registra é a expressão Confissão Luterana do Brasil.

O Censo 2010 vai confirmar o crescimento do número de evangélicos. Levantamento concluído em março deste ano pelo Datafolha mostra que eles já são 25% da população brasileira. Do total, 19% seguem denominações pentecostais.

Fonte: PAULOPES WEBLOG

Nenhum comentário: