Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Censura judicial na Venezuela

Jornal venezuelano publica espaços em branco em protesto contra censura

O periódico recebeu ordens para não publicar informações ou fotos sobre fatos de violência

Foto: EFE
Primeira página do periódico exibiu espaços em branco | Foto: EFE

Caracas (Venezuela) - O jornal venezuelano El Nacional teve de acatar a decisão de um tribunal que ordenou a não publicação de informações ou fotos sobre fatos de violência, e optou por deixar espaço em branco em sua edição desta quarta-feira, preenchidos apenas pela palavra "censurado" em letras vermelhas.

"Estamos censurados. Isso é inconstitucional e atenta contra a liberdade de expressão", protestou Miguel Henrique Otero, editor de El Nacional em uma entrevista a uma rádio na manhã desta quarta.

A decisão do tribunal 12 de Caracas, emitida na véspera, proíbe a este jornal "a publicação de imagens, informações e publicidade de qualquer tipo de conteúdo com sangue, armas, mensagens de terror, agressões físicas que aticem conteúdos de guerra e mensagens sobre mortes e assassinatos".

A decisão aconteceu pouco dias depois que El Nacional, duro crítico do governo, colocou em sua primeira página uma polêmica foto que mostrava inúmeros corpos no necrotério de Caracas. "Se aqui houvesse uma foto, vocês veriam um pai chorando por um filho que morreu", afirma a legenda de um dos espaços em branco publicados na edição desta quarta-feira.

Foto:  Reprodução
Matéria do site do El Nacional destaca a censura sofrida pelo jornal | Foto: Reprodução
Fonte: O DIA

Nenhum comentário: