Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 21 de agosto de 2010

Peixe turbinado

Qual é o animal mais rápido dos oceanos?

O agulhão bandeira chega a 109 km/h quando dá saltos fora da água. Problema das sardinhas Foto: Getty Images

O agulhão bandeira chega a 109 km/h quando dá saltos fora da água. Problema das sardinhas
Foto: Getty Images

Ele chega a atingir 3 m de comprimento e cerca de 100 kg, mas o que chama a atenção no agulhão bandeira é sua velocidade - até 109 km/h, a mais rápida criatura conhecida nos oceanos. Mas ele tem uma estratégia especial, a velocidade máxima desse animal, que vive no Atlântico (sendo a maior parte da população no norte), é alcançada quando ele dá saltos para fora da água. As informações são do Life's Little Mysteries.

Mesmo quando não dá seus rápidos saltos, o agulhão bandeira ainda é o mais rápido nadador, alcançando 55 km/h. Acha pouco? Pois se o peixe disputasse a prova dos 200 m com o medalhista olímpico Michael Phelps, ele terminaria o percurso em menos de 13 segundos, sendo que o nadador acabou a prova em 1 minuto e 42 segundos (cerca de 7,5 km/h).

A reportagem destaca outros rápidos nadadores, como o golfinho (37,9 km/h) e, por incrível que possa parecer, a tartaruga Dermochelys coriacea (35 km/h).

Fonte: TERRA

Nenhum comentário: