Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Música - JOSHUA BELL

VIOLINISTA ESPETACULAR, DE UMA SENSIBILIDADE COMOVENTE E EXTREMO BOM-GOSTO NA ESCOLHA DO REPERTÓRIO. O MOÇO É MERECEDOR DO VIOLINO QUE POSSUI.

OUÇA-O E DELICIE-SE, SE VOCÊ AINDA É CAPAZ DE APRECIAR MÚSICA DE PRIMEIRÍSSIMA QUALIDADE.



Joshua David Bell (Bloomington 9 de Dezembro de 1967) é um virtuoso violinista dos Estados Unidos.

Vida

Bell começou as suas lições de violino com quatro anos de idade, tendo sido um estudante brilhante. Viveu uma vida normal, jogou videogames e praticou ténis e boliche, tendo participado num torneio nacional de tenis com dez anos.[1]

Estudou inicialmente com "Mimi Zweig", e depois mudou para o violinista e pedagogo Josef Gingold

Com a idade de catorze anos, Bell apareceu como solista da Orquestra de Filadélfia dirigida por Riccardo Muti. Estudou violino na Indiana University Jacobs School of Music, e tem diploma de Bloomington High North School em 1984,[2] Em 1989, Bell recebeu um Artist Diploma in Violin Performance pela Universidade de Indiana.

Carreira


Joshua Bell fez sua estréia no Carnegie Hall em 1985 com a Orquestra Sinfônica de Saint Louis. Realizou o solo a trilha sonora do filme O Violino Vermelho de John Corigliano ganhador de Oscar e também na Mulheres de Lavanda. Bell também fez uma aparição no filme Music of the Heart, uma história sobre o poder da música, com outros notáveis violinistas.

O instrumento de Bells um violino Stradivarius, feito em 1713 durante a conhecida como Antonio Stradivari's "Golden Era.". Este violino tinha sido roubado duas vezes desde o anterior proprietário, Bronislaw Huberman.[3] Bell comprou-o por cerca de quatro milhões de dólares.

A primeira gravação foi Romance of the Violin (pela Sony Classical) in 2003. Vendeu mais de 5000000 cópias e permaneceu no topo das tabelas de música clássica por 54 semanas. Bell é parceiro artístico da Saint Paul Chamber Orchestra (na temporada 2004-2005) e professor na Royal Academy of Music, em Londres e professor na Massachusetts Institute of Technology.[4] [3] [5] [6] [7]


Curiosidades


* Numa iniciativa do jornal Washington Post, Joshua Bell tocou durante 45 minutos na estação de metro no centro de Washington.[3]

Discografia

* Vivaldi: The Four Seasons, en:Sony BMG Masterworks, 2008

* The Red Violin Concerto, Sony BMG Masterworks, 2007

* The Essential Joshua Bell, Sony BMG Masterworks, 2007

* Voice of The Violin, Sony Classical, 2006

* Gershwin Fantasy / West Side Story / The Red Violin, Sony Classical, 2006

* Tchaikovsky: Violin Concerto, op. 35; Melodie; Danse Russe from Swan Lake, op. 2 (Act III), Sony Classical, 2005

* Romance of The Violin, Sony Classical, 2003

* Beethoven & Mendelssohn: Violin Concertos, Sony Classical, 2002

* Bernstein: Westside Story Suite, Sony Classical, 2001

* Sibelius/en:Goldmark: Violin Concertos, Sony Classical, 2000

* Gershwin Fantasy, Sony Classical, 1998

Referências

1. ↑ The Univee, yearbook, 1978-9
2. ↑ BHSN Yearbook, 1984.
3. ↑ a b c Gene Weingarten, Pearls Before Breakfast The Washington Post, April 8, 2007 Page W10.
4. ↑ E-strings for the future musician. BBC News, 2002-07-18. Retrieved January 28, 2007.
5. ↑ Richard Pyle, Washington Post Wins 6 Pulitzers The Associated Press, April 8, 2008.
6. ↑ Violinist Bell wins $75,000 Fisher Prize. CNN News, 2007-04-08. Retrieved April 8, 2007.
7. ↑ The Jacobs School Welcomes Joshua Bell to its Faculty

Ligações Externas

* Página oficial de Joshua Bell
* Website at IMGArtists
* Interview on en:The Diane Rehm Show radio program
* Recording of Bell's performance in L'Enfant Plaza.
* Sony BMG Masterworks' Joshua Bell Podcasts

Fonte: WIKIPEDIA



















-==-=-=

Stradivarius




Stradivarius é uma das mais famosas marcas de instrumentos de corda do mundo. Seu construtor, o luthier Antonio Stradivari (1648-1737), produziu vários violinos e violoncelos.

Segundo constatações, mais de mil violinos foram criados, mas apenas 650 ainda existem. O mais famoso, é chamado de "O Messias" de 1716 e se encontra no museu Ashmolean Museum de Oxford. Esse violino praticamente nunca foi tocado. Isso foi constatado observando-se o seu verniz pouco alterado, em comparação com os instrumentos de mesma época.

Em Maio de 2006, um Stradivarius criado em 1707, vendido pela leiloeira Christie's em Nova Iorque, atingiu 2,4 milhões de euros - um recorde num leilão, a casa de leilões Christie's vendeu em 4 de abril de 2008, um Stradivarius, do ano 1.700, por US$ 1.273.000. Álem disso, a raridade destes instrumentos faz com que haja poucos compradores e um só dê para comprar mais de 5 vivendas.

Construção

As técnicas de Stradivari foram motivo de longo debate e ainda não são totalmente conhecidas pelos artesãos e cientistas, mas sabe-se com certeza que as madeiras usadas incluíam espruce (Picea) para o tampo harmônico, salgueiro para as partes internas e bordo para o fundo e o braço. Pesquisas feitas em comparação com violinos de 300 anos atrás e com violinos mais modernos, demonstraram que os mais antigos tem uma densidade mais homogênea em relação a os mais novos. Isso, explicaria, a diferença de radiação sonora e a vibração do violino. Também foram usados na composição do stradivarius, minerais como sódio, silicato de potássio, bianca e borato de potássio, para melhorar a qualidade da madeira.

Fonte: WIKIPEDIA

Nenhum comentário: