Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Bispo australiano criticado por gestão de casos de pedofilia renuncia

Imagem do bispo ficou desgastada após readmitir um sacerdote que tinha sido acusado de abusos

    EFE
    Cidade do Vaticano - O papa Bento XVI aceitou nesta segunda-feira o pedido de renúncia apresentado pelo bispo de Maitland-Newcastle (Austrália), Michael John Malone, de 72 anos, cuja diocese se viu envolvida em casos de abusos sexuais a menores por parte de sacerdotes.
    Max Rossi/Reuters
    Max Rossi/Reuters
    Papa Bento XVI aceitou o pedido de renúncia

    O pontífice, segundo nota oficial do Vaticano, aceitou a demissão em conformidade com o artigo 401/2 do Código de Direito Canônico, pelo qual "se roga encarecidamente" aos bispos diocesanos que apresentem sua renúncia "se por doença ou outra causa grave for diminuída sua capacidade para desempenhar seu cargo".
    Um sacerdote dessa diocese, John Sydney Denham, de 67 anos, se declarou culpado em 2010 perante um tribunal por ter abusado de 39 menores entre 1970 e 1980.
    O bispo Michael Malone foi criticado por ter readmitido à atividade pastoral um sacerdote que tinha sido acusado de abusos, mas foi depois declarado inocente.
    Em entrevista recente, Malone afirmou que estava "cansado, esgotado e desiludido", e que não tinha forças para continuar no cargo.
    O bispo foi substituído por William Wright, nascido em 1952 em Washington DC (EUA). Ele no Wimblendon College, da Grã-Bretanha, e em Sydney, onde foi ordenado sacerdote em 1977.

    Fonte: ESTADO DE SP

    Nenhum comentário: