A figura do "Manezinho da Ilha" como patrimônio cultural. Esse é o teor do projeto de lei, protocolado no último dia 14 de junho de 2011, do vereador César Faria (DEM). O documento, em seu artigo 2°, faculta aos nascidos no município de Florianópolis a receber essa denominação.
Manezinho da Ilha é o filho da terra. É o que fala - cantado - a beleza sem par da Ilha Santa. De tradição açoriana, o personagem "mané" é o resultado do convívio pacífico na dualidade homem x natureza. É uma figura com muitas particularidades entre as quais destacam-se: a linguagem simples e a candura com que trata das coisas da terra, da sua cidade e no tratamento cordial com quem chega a Florianópolis.
Patrimônio cultural é o conjunto de bens materiais e imateriais, que contam a história do povo através dos costumes típicos religiões, cantos e danças. Através da lei instituindo a figura do mané como patrimônio, a intenção do vereador é conscientizar os munícipes através do conhecimento da própria identidade para a preservação da mesma.
Fonte: PORTAL DA CMF
|
Perfil
- I.A.S.
- Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR
Mensagem aos leitores
Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
O manezinho como patrimônio cultural
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário