Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 23 de março de 2012

Algumas profissões são inimigas do pulmão



Os profissionais que inalam pó em construções e reformas têm mais risco de desenvolver câncer de pulmão, mesotelioma (tipo de câncer que ocorre nas camadas mesoteliais da pleura, entre outros) e asbestose (doença causada pela aspiração de pó de amianto, que provoca cicatrizes e endurecimento dos pulmões). Algumas medidas para prevenir o problema são usar roupas de proteção, inclusive um respirador.
Já para quem trabalha na área da saúde, o pó encontrado em luvas de látex pode causar um tipo de asma grave. O mais indicado é limitar a exposição do produto, já que não dá para deixar de usá-lo. Outra alternativa é adotar luvas sem látex sintéticos
A profissão de bartender é uma das mais arriscadas neste sentido, pois o profissional inala fumaça de forma passiva. Estudos mostram que a saúde pulmonar dos bartenders melhorou após entrar em vigor a lei que proíbe fumar em locais fechados.
Os padeiros expostos ao pó da farinha podem sofrer com asma futuramente, já que este produto tem grandes chances de causar uma sensibilidade alérgica, principalmente em virtude de enzimas utilizadas para alterar a consistência da massa. Boa ventilação e o uso de uma máscara de proteção podem ajudar a prevenir.
Já os bombeiros podem inalar fumaça e uma vasta quantidade de produtos químicos que emanam de um edifício em chamas. Embora a máscara de respiração proteja bastante, alguns profissionais deixam de usá-la no momento pós-incêndio. Por isso proteção respiratória é recomendada em todas as situações. (Com informações do Terra)

Fonte: CONSULADO SOCIAL

Nenhum comentário: