Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 26 de março de 2012

Satanização - Reflexos da ignorância, aproveitados pela religião

Voltando a Thomas Hobbes (Leviatã, ps. 240/241):

epilepsia, ou doença de cair (*)- que os judeus consideravam como uma espécie de possessão pelos espíritos - no corpo natural. Assim como nesta doença há um espírito "não natural", ou vento na cabeça, que obstrui as raízes dos nervos e que, agitando-os violentamente, faz desparecer o movimento que naturalmente eles deviam ter como resultado do poder da alma sobre o cérebro, e que por isso causa mkovimentos violentos e irregulares - que os homens chamam convulsões - nas partes, a ponto de aquele que é tomado cair umas vezes na água, outras vezes no fogo, como um homem destituído de sentidos. (...)

-=-=-=

A expressão "doença de cair" é nova para mim.

-=-=-=-=

Ainda do mesmo autor, também na obra citada:

(...) todas as singularidades, quando boas, eram atribuídas ao espírito de Deus, e as más a outro demônio, mas a um kakodáimon, um mau demônio, ou seja, ao diabo. Portanto, chamavam demoníacos, quer dizer, possuídos pelo diabo aqueles que denominamos loucos ou  lunáticos e aqueles que tinham a doença de cair, ou que falavam qualquer coisa que eles, por não compreenderem, consideravam absurda (...)

Nenhum comentário: