Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 30 de março de 2012

Sul21 recomenda Aforismos, Heleno e também um psiquiatra para o Papa


A edição da Arquipélago: capa dura e 205 páginas
Milton Ribeiro

Hoje, o Sul21 não traz apenas suas habituais dicas para o fim-de-semana como também irá sortear, dentre seus comentaristas, três exemplares de Aforismos, de Karl Kraus (crítica e degustação aqui), livro luxuosamente editado pela Arquipélago (segundo a Redação do Sul21, o mais belo nome de editora). Podem comentar abaixo, faremos o sorteio na segunda-feira pela manhã, quando a caixa de comentários será fechada. Escrevam seu e-mails corretamente de forma a que possamos contatar os vencedores.
O estranho título do “Recomenda” de hoje deve-se ao curioso argumento do filme do incontrolável e ótimo Nanni Moretti, que entrou em cartaz esta semana no Instituto NT e no Arteplex. E a presença de Heleno deve-se… Bem, leiam abaixo.
Todas as sextas-feiras, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro e música para seus leitores. Não se trata de uma programação completa, mas apenas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos. O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Para acessar esta matéria durante a semana, bastará clicar em Agenda em nossa capa.
Cinema

Habemus Papam (****)
(Habemus Papam), de Nanni Moretti, 2011, Itália / França, 102 minutos

O novo papa eleito (Michel Piccoli) sofre um ataque de pânico no momento em que deveria aparecer na varanda da Praça de São Pedro para saudar os fiéis, que esperaram pacientemente o veredito do conclave. Seus conselheiros, incapazes de convencê-lo de que é o homem certo para o cargo, procuram a ajuda de um conhecido psicanalista ateísta (Nanni Moretti). Trata-se de uma situação extremamente tensa! Algo que apenas o cardeal poderá enfrentar! O que fazer? O papa assume ou não o cargo? A imprensa de todo o mundo pressiona para saber o nome do eleito! Sempre inteligente e engraçado, Moretti faz uma comédia que ironiza religião e psicanálise. O novo papa é interpretado pelo notável Michel Piccoli, que dá vida à psicologia muito especial do cardeal Melville. Moretti: “As pessoas esperavam um filme denúncia sobre as atrocidades do Vaticano. Todos conhecemos os escândalos financeiros, a pedofilia que grassa e a crise de autoridade da igreja. Estes são bons motivos para falar de outro ponto de vista, de fazer uma comédia de uma perspectiva mais filosófica e humana do que religiosa”.
No Instituto NT, às 15h40 e 19h40.
No Unibanco Arteplex 8, às 14h, 16h, 20h e 22h.

Fonte: SUL 21

Nenhum comentário: