Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 25 de março de 2012

O riso e o choro

Da obra de Thomas Hobbe intitulada Leviatã:

 O entusiasmo súbito é a paixão que povoca aqueles trejeitos a que se chama riso. Este é provocado ou por um ato repentino de nós mesmos que nos diverte ou pela visão de alguma coisa deformada em outra pessoa, devido à comparação com a qual subitamente nos aplaudimos a nós mesmos. 
Isso acontece mais com aqueles que têm consciência de menor capacidade em si mesmos e são obrigados a reparar nas imperfeições dos outros para poderem continuar sendo a favor de si próprios. 
Portanto, um excesso de riso perante os defeitos dos outros é sinal de pusilanimidade (*). Porque o que é próprio dos grandes espíritos é ajudar os outros a evitar o escárnio e comparar-se apenas com os mais capazes".
O desalento súbito, pelo contrário, é a paixão que provoca o choro, o qual é provocado por aqueles acidentes que bruscamente vêm tirar uma esperança veemente, ou por um fracasso do próprio poder. 
Os que lhe estão mais sujeitos são os que contam sobretudo com ajudas externas, como as mulheres e as crianças. 
Assim, alguns choram porque perderam os amigos, outros por causa da falta de amabilidade destes últimos e outros pela brusca paralisação de seus pensamentos de vingança, provocada pela reconciliação. 
Em todos os casos, tanto o riso como o choro são movimentos repentinos e o hábito a ambos faz desaparecer. Ninguém ri de piadas velhas nem chora por causa de uma velha calamidade (p. 51).

-=-=-=-

(*) - Pusilanimidade:  o desejo de coisas que só contribuem um pouco para os nossos fins e o medo das coisas que  constituem apenas um pequeno impedimento (Ob. cit. - p. 49)

Nenhum comentário: