Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 29 de março de 2012

Professora ameaçou dar zero ao aluno que não orasse na classe

A professora evangélica de história Roseli Tadeu Tavares de Santana, da Escola Estadual Antônio Caputo, de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), ameaçou no ano passada dar zero a quem não orasse na classe.

A denúncia é de um estudante de 16 anos. “Como sou católico, só fingia [que orava]”, disse.


A Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania abriu um processo administrativo para apurar a conduta de Roseli Santana e da direção da escola, que permitiu que ela obrigasse os estudantes a orar. O proselitismo evangélico chegava a ocupar até 20 minutos da aula.


O abuso só se tornou público porque um estudante da 5ª série de 15 anos se recusou a orar por ser praticante do candomblé e, por isso, sofreu
bullying dos colegas. Sebastião da Silveira, 64, pai do garoto e sacerdote de cultos afros, deu queixa na polícia.

O
bullying fez com que o estudante tivesse dificuldade no aprendizado e problemas na fala e ingestão de alimentos.

“Não é nada educativo uma professora pregar algo no qual o estudante não crê”, disse a psicóloga Célia Terra. “O menino teve a sensação de ser eternamente castigado.”


A direção da escola, que nada fez para impedir a pregação religiosa, chegou a transferir o menino para outra classe, mas ele continuou a ser atormentado pelos colegas.


Embora a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional proíba que professores façam proselitismo religioso, Roseli Santana continua achando que agiu certo ao impor a sua crença aos estudantes.


“Não teve nada de errado”, afirmou ela por telefone a Rafael Ribeiro, do Diário do Grande ABC.


Antônio Carlos Arruda, coordenador de políticas públicas de combate ao preconceito da secretaria, disse que a direção da escola e a professora poderão ser punidas com multa cujo valor varia de R$ 9.200 a R$ 18,4 mil. Informou que não se trata de um problema localizado porque em outras escolas ocorre esse tipo de abuso.


Maria Campi, presidente da Afecab (Associação Federativa da Cultura e Cultos Afro-Brasileiros), disse que, após a divulgação do caso da escola de São Bernardo, recebeu várias denúncias sobre intolerância religiosa e pregação em escolas.


Arruda lamentou a existência no ensino público de pessoas de “má formação que não têm tolerância ou respeito para com o outro”.


Com informação do Diário do Grande ABC.


Aluno sofre bullying por causa de pregação de professora evangélica.
março de 2012 

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/#ixzz1qWmdQNsT

Nenhum comentário: