Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 29 de março de 2012

Árbitro relata caso de racismo no futebol gaúcho


Torcida do Novo Hamburgo é acusada de ofender o atacante Vanderlei, do Caxias, chamando-o de "macaco"
29/03/2012 | 14:44 | Agência Estado
Mais um caso de racismo no futebol veio à tona nesta quinta-feira (29), a partir da súmula do jogo entre Novo Hamburgo e Caxias, realizado no domingo passado, e válido pela quarta rodada do returno do Campeonato Gaúcho. De acordo com o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima, a torcida do Novo Hamburgo, que jogava em casa, ofendeu "ostensivamente" o atacante Vanderlei chamando-o de "macaco".
O jogo era a reedição da final do primeiro turno da competição, vencida pelo Caxias, nos pênaltis, fora de casa, e a torcida não poupou Vanderlei, autor do gol da equipe grená no empate em 1 a 1 na decisão.
"Sempre que o atleta do Caxias Vanderlei Francisco tomava posse da bola, um grupo de torcedores do Novo Hamburgo passava a chamá-lo de macaco ostensivamente e intensamente. Foi solicitado que a Brigada Militar tomasse as providências necessárias para coibir o ato", diz o texto da súmula.
Esta não foi, porém, a única confusão do jogo. Aos 33 minutos, o árbitro anulou um gol do Novo Hamburgo, voltou atrás, validou, e causou a revolta dos jogadores do Caxias, que foram para cima do bandeirinha responsável pela reviravolta. A Polícia precisou intervir e um cachorro da corporação mordeu Vanderlei, que precisou ser atendido pelos médicos, mas acabou voltando a campo.
Na confusão, um policial militar também alega ter sido agredido pelo zagueiro Rafael, do Caxias, pelo que registrou boletim de ocorrência contra o jogador. Além disso, um dirigente do Caxias saiu do vestiário, invadiu a área técnica, sem ser identificado, e ofendeu o trio de arbitragem.

Fonte: GAZETA DO POVO (Curitiba)

Nenhum comentário: