Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 15 de julho de 2010

ENCLAUSURAR-SE OU ENFRENTAR A VIOLÊNCIA LA FORA?

14.07.10

A violência está crescendo? Compre uma arma!

Assisti no cinema a uma propaganda que me deixou estupefata. O filme começa focando num homem mal encarado, com a barba por fazer e um gorro de lã enfiado na cabeça. Ele está numa rua escura e deserta onde, em seguida, aparece um carro dentro de uma bolha de ar. Tudo em animação. O carro passeia por locais absolutamente tenebrosos, mas no mundinho restrito onde ele está faz muito sol e pode-se ver o verde da grama. Fim da peça publicitária para vender a blindagem de veículos.

A mensagem transmitida? O mundo lá fora está de matar, mas você pode e deve se enfiar dentro de uma bolha – literalmente.

Fiquei impressionada com o que pregava a propaganda: a solução para um problema coletivo – a criminalidade – passaria por uma saída individual – a fuga. E salve-se quem puder!

Me lembrou um pouco os debates feitos durante o plebiscito do desarmamento, em 2005, em que a tônica era algo como “A violência está crescendo? Compre uma arma!”. E é claro que ninguém faria um anúncio assim se ele não surtisse efeito. Quando a propaganda acabou, um moço sentado na fileira de trás comentou alto: “se eu tivesse dinheiro, meu carro já estaria blindado”.

O fato é que a violência é uma preocupação central na vida dos brasileiros, como indicam pesquisas recentes, e vivemos uma época de total descrédito nas forças de segurança pública. Com a polícia considerada ineficiente, as classes média e alta, que podem pagar por um mecanismos privados de defesa, o fazem sem pestanejar. E mesmo em bairro mais periféricos de São Paulo, como o Campo Limpo ou o Lauzane Paulista, moradores se unem para remunerar guardinhas de rua que ficam sentados a noite inteira naquelas cabines improvisadas. Isso sem falar nos prédios, que mais parecem prisões domiciliares: guaritas, duas portas de entrada com uma espécie de cela no meio, câmeras e cercas elétricas.

Daí para uma propaganda que só faltou associar negro e pobre aos responsáveis pelo crime é um pulo.

Toda vez que me dou conta dessa realidade penso nos castelos medievais e como, cada vez mais, estamos vivendo em feudos (de classes), que só não terão o mesmo poder de isolamento dos séculos IX e X porque os meios de comunicação se desenvolveram a tal ponto que nos possibilitam interagir sem contato físico, via telas e janelas. Mas se olhamos para trás e denominamos a Idade Média “das trevas”, por que estaríamos trilhando o mesmo caminho novamente? Vamos reerguer muralhas no lugar de destruí-las? Tudo me parece tão absurdo quanto um avestruz enfiando a cabeça na terra para se esconder.

Escrito por Maíra Kubík Mano às 10h27

Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil


Nenhum comentário: