Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 9 de julho de 2010

Entusiasmo e fanatismo

Na Grécia antiga, havia um politeísmo hierarquizado, com Zeus imperando sobre as demais divindades. Segundo a mitologia grega, essa plêiade de deuses tinha o hábito de interagir com os humanos, tendo filhos com eles, ou transformando-os em animais, plantas, objetos ou parte da paisagem.
Com o tempo, essa relação sobrenatural foi transferida das lendas para a vida dos cidadãos gregos.
Da palavra theos, deus, derivou enthous, deus dentro, e dela surgiu enthousiasmos, usada sempre que alguém agia fora do normal, para o bem ou para o mal, como se estivesse sendo guiado ou inspirado por uma força além da natureza humana.
No século XIX, na Inglaterra, a palavra entusiasmo passou a ser usada de modo pejorativo e se tornou sinônimo de fanatismo, principalmente em relação a pessoas que demonstravam excessivo zelo religioso.
Foi apenas no século XX que o sentido de entusiasmo se amenizou, passando a significar empenho incomum para atingir um objetivo.
Fanático é o correspondente latino do entusiasmo grego. Em latim, fanus era templo e fanaticus, alguém obsessivamente religioso. Mais ou menos o mesmo sentido que hoje tem carola, palavra que vem do latim corolla, diminutivo de corona, coroa, referência à tonsura, pequeno círculo de cabelo raspado no cocuruto de religiosos católicos. A palavra designa igualmente os jovens que auxiliavam os padres nos serviços eclesiásticos - os coroinhas, também tonsurados em outras épocas.
No século XIX, o fanatismo ganhou um sentido mais amplo, passando a definir qualquer tipo de apego, espiritual ou material, que extrapolasse o bom senso. Aparentemente, a palavra inglesa fan, fã, é um encurtamento de fanático, e começou a ser usada no início do século XX por torcedores ingleses de futebol, que colocavam a paixão por suas equipes acima de qualquer coisa.
Profano (latim profanus) também derivou de fanus, templo, significando o que não é sagrado. A palavra adquiriu dois sentidos, o de blasfêmia em relação às coisas sacras e o total desapego a elas.
Da mesma estirpe de fanático e entusiasmado são frenesi e frenético. Do grego phrenos, mente, derivam as palavras latinas phrenesia, estado anormal de agitação, e phrenitis, delírio. Apesar de manter até hoje o sentido original de desarranjo mental, a palavra frenético passou a deisgnar também qualquer atividade feita com excessiva intensidade ou velocidade anormal.

Fonte: Pílulas de sabedoria instantânea da Professora Etelvina - organização Max Gehringer - Edit. Globo.

-=-=-=-=

Para quem quiser se aprofundar no tema desta postagem, sugiro a obra Dicionário de Política, de NORBERTO BOBBIO, verbete fanatismo, onde serão encontrados comentários de muita qualidade.

Nenhum comentário: