Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 11 de julho de 2010

Lea Silva - Craque das panelas, que maneja com paixão

11/07/2010 08h12 - Atualizado em 11/07/2010 09h58

Cozinheira convida Obama para almoço em laje de favela carioca

Moradora do Vidigal, ela atrai diversos turistas e faz sucesso entre cariocas.
O sonho de Lea é dividir a bancada do 'Mais Você' com Ana Maria Braga.

Tássia Thum Do G1 RJ


Lea Silva tem um cardápio extenso e divulga suas receitas na internet
Lea Silva tem um cardápio extenso e divulga suas receitas na internet (Foto: Arquivo pessoal)

A vista para a orla do Leblon, na Zona Sul do Rio, não deixa nada a desejar aos hotéis da beira da praia. Com um cardápio extenso, que vai do churrasco ao bacalhau, uma laje no Morro do Vidigal atrai diversos turistas e faz sucesso entre cariocas que sobem a escadaria em busca das “delícias da Léa”. A auxiliar de serviços gerais, Léa Silva, de 46 anos, moradora da favela há 20 anos, virou uma celebridade na comunidade e na internet. Com seus pratos saborosos e ousadia, ela já convidou Lula, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e até o presidente americano, Barack Obama, para provar suas iguarias.

Obama ainda não provou seus quitutes, no entanto, ela garante que o contato com o presidente rendeu uma “amizade virtual”. O e-mail de Léa ficou armazenado na lista de contatos da assessoria do presidente, que frequentemente lhe envia mensagens, sobretudo em datas como Dia dos Pais, Dia das Mães e Ação de Graças. A cozinheira acredita que é o próprio Obama quem manda os e-mails.

Lea faz questão de mostrar os e-mails que recebeu de Obama e Sarkozy
Lea faz questão de mostrar os e-mails que recebeu
de Obama e Sarkozy (Foto: Arquivo pessoal)

“Eles são muito especiais para mim e me sinto honrada com cada mensagem que eles me mandam. Meu sonho é que ele sente na varanda da minha laje e prove a minha feijoada. Acho o sorriso do Obama lindo e a esposa dele é uma das mulheres mais chiques do mundo”, empolga-se a cozinheira.

Sem falar inglês nem francês, Léa recorre aos sites de busca para fazer a tradução dos seus pedidos. Foi também pela internet que ela também conseguiu os contatos dos presidentes. Com o americanos, foi só escrever a frase “Como falar com o Obama” no Google, e ela achou a seção “Fale Conosco”, do site da Casa Branca. Começou aí a “amizade”.

Convite de caipirinha 'arretada' para Lula
Como o feito deu certo, ela repetiu com Sarkozy e Lula. Para o presidente brasileiro, ela ainda ofereceu uma caiprinha bem “arretada”, como fez questão de frisar.

“Poxa, o Lula já veio até a Rocinha (comunidade próxima ao Vidigal) e não veio aqui na minha laje. Mesmo assim, continuo torcendo para ele vir aqui”, entrega.

Ela garante que a feijoada é a sua especialidade
Ela garante que a feijoada é a sua
especialidade (Foto: Arquivo pessoal)

Além dos políticos, Léa sonha com suas comidas em outras mesas. Através das redes sociais Orkut, Twitter e Facebook, ela já convidou os rappers Ja Rule, Eminem e Snoop Dog para um boquinha no Vidigal, além de Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho e Luciano Huck.

Ana Maria Braga do Morro do Vidigal

Uma das grandes inspirações da carioca é a apresentadora Ana Maria Braga, com quem sonha em, um dia, dividir a bancada na TV, ensinando ao público como fazer a famosa feijoada da “Tia Léa”.

A paixão pela gastronomia vem de berço. Vinda de uma família de cozinheiros, ela trabalha na cozinha desde os 10 anos. Mas hoje divide o seu tempo entre as encomendas de seu buffet e as tarefas de auxiliar de serviços gerais da Câmara de Comércio França-Brasil.

A vista para a orla do Leblon atrai turistas e até mesmo cariocas
A vista para a orla do Leblon atrai turistas e
até mesmo cariocas (Foto: Arquivo pessoal)

Marketing na internet

Com o ensino fundamental completo, Léa conheceu o mundo da web por uma amiga de trabalho, que criou um e-mail para ela, em 2006. Depois de ganhar um computador usado da filha da patroa, a cozinheira conheceu a rede e criou perfis e blogs para divulgar seus pratos, onde também faz questão, de divulgar todas as receitas e ensinar os internautas a fazê-las passo a passo.

“Fico muito feliz e às vezes até me emociono com o carinho que recebo pela internet. É muito legal alguém chegar e falar que fez a comida com a minha receita”, diz, orgulhosa.

Não é para menos. Em menos de três meses no Facebook, Léa já tem quase 400 amigos. Lá, ela já anuncia, que dia 17 é dia de feijoada na laje. Mas, avisa ela, é preciso depositar o dinheiro antes. “Cobro R$ 50 com a comida, bebida e sobremesas incluídas. Exijo o pagamento antes para não gastar dinheiro à toa”, explica.

Fonte: G1

-=-=-=-=

Só a demonstração dela de que não é nenhuma egoísta (ensina o que sabe para os outros) já faz com que mereça ser prestigiada. Parece tratar-se de uma alma nobre. Eu não me enganei, não. Pobre, mas nobre.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pela materia Izidoro.Lea silva uma batalhadora,uma guerreira.A face da mulher brasileira,lutando e fazendo com AMOR aquilo que sabe de melhor.Um dia irei ao vidigal para saborear a famosa feijoada de LEA SILVA!atenciosamente CIDA CAVALCANTE.

Milton César disse...

A humildade e a simplicidade desta mulher comove aos famintos e desnutridos de como se deve valorizar o amor de uma mulher de verdade.

Unknown disse...

parabens pela materia feita no programa ana maria braga adorei sua historia de vida deus abençoe que vc consiga realizar seu sonhos. bjoss .

Unknown disse...

oi lèa adorei sua historia de vida,parabès.quero sempre ver suas receitas. mandemi algúmas se posivel.beijos.

Profª. Marcia disse...

não acho o blog da maravilhosa léa quero ver e degustar suas receitas.
adorei ela. simples carismática.

Profª. Marcia disse...

não acho o blog da maravilhosa léa quero ver e degustar suas receitas.
adorei ela. simples carismática.