Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 15 de julho de 2010

Era sólida e foi privatizada

A notícia que segue é antiga, mas serve para mostrar o jogo eleitoreiro e de interesses escusos que movem os nossos governos. Se a SASSE não fosse uma empresa interessante (a notícia diz que era lider na venda de seguro habitacional), nenhuma outra se interessaria em arrematá-la.

-=-=-=-=

Seguradoras devem ser privatizadas

Se em 2000 várias companhias estrangeiras reafirmaram o fôlego para abocanhar uma fatia expressiva do mercado segurador brasileiro, o movimento promete estar longe de se esgotar em 2001. Este mês será privatizada a Sasse, seguradora da Caixa Econômica que é líder na venda de seguro habitacional e tem como chamariz o balcão de vendas da poderosa Caixa. Vários grupos já demonstraram interesse pela Sasse, até mesmo internacionais, além das que já operam no Brasil, como a AGF e a Icatu Hartford.


Com o fim do monopólio do resseguro, o superintendente da Susep, Hélio Portocarrero, espera que alguns negócios deslanchem, como é o caso do seguro agrícola. Ele admite que houve uma verdadeira catástrofe nas apólices agrícolas, por causa da geada e da seca. "O bom é que os sinistros estão sendo todos pagos", disse.

Portocarrero também prevê um forte crescimento do seguro garantia, muito utilizado em obras de engenharia, por exemplo. E se o ritmo das privatizações for mais acelerado do que em 2000, o mercado segurador também poderá ser beneficiado. O raciocínio do superintendente é de que empresas privadas fazem mais seguro do que em gestão estatal.


Agência para fiscalizar o setor


Para este ano o Congresso pode aprovar também a nova agência de fiscalização que unirá as atividades hoje exercidas pela Susep, além da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), parte do Banco Central e da Secretaria de Previdência Complementar (SPC). Assim, o mercado seria melhor fiscalizado. Hoje, se for um fundo de ações, quem fiscaliza é a CVM. Se for uma seguradora é a Susep, que também fica com as fundações de previdência abertas. Já os fundos de pensão fechados são a cargo da SPC. E o BC também tem sua parte, cuidando dos fundos de renda fixa.


Fonte: Estado de SP

-=-=-=-=-=

O Governo Lula, que está criando uma nova seguradora oficial, parece pensar diferente, ou quer apenas criar mais umas "boquinhas" para assegurar votos?

Nenhum comentário: