Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 3 de agosto de 2010

Aprovada mesquita (templo islâmico) próxima às Torres Gêmeas

Nova York aprova mesquita perto do antigo WTC

terça-feira, 3 de agosto de 2010 17:07 BRT

Por Karina Ioffee

NOVA YORK (Reuters) - Um órgão da prefeitura de Nova York aprovou nesta terça-feira a construção de um centro cultural islâmico perto do local onde ficava o World Trade Center, destruído por militantes muçulmanos no atentado de 11 de setembro de 2001.

Num caso que provocou um debate nacional, uma comissão encarregada do patrimônio histórico municipal votou por unanimidade contra o tombamento de um edifício antigo que fica no local do futuro centro cultural islâmico.

Críticos dizem que a construção desse centro - que incluirá uma mesquita - será uma traição à memória das quase 3 mil vítimas do atentado de 2001, cometido pela rede Al Qaeda com aviões sequestrados.

Esses críticos pretendiam impedir a obra ao tombar um edifício de 1857, em estilo italiano, com o argumento de que ele tinha sido atingido por peças de um dos aviões sequestrados.

Mas os membros da comissão argumentaram que o edifício, que fica numa zona comercial a cerca de uma quadra do terreno do World Trade Center, não tem valor histórico e pode ser demolido.

A chamada Casa Córdoba incluirá uma sala de orações e um auditório de 500 lugares, como parte de um complexo cultural islâmico de 13 andares.

"Somos gratos à Comissão do Patrimônio", disse Sharif El Gamal, presidente e executivo-chefe da Soho Properties, empresa dona do atual edifício. "Foi um turbilhão nos últimos quatro meses, durante os quais trabalhamos incessantemente para realizar um sonho americano do qual tantos outros compartilham."

Vários manifestantes acompanharam a votação levando cartazes com os dizeres "Esta mesquita celebra nossos assassinos" e "não glorifiquem os assassinos de 3 mil (pessoas)."

Já a entidade Famílias do 11 de Setembro por Amanhãs Pacíficos, criada por parentes de vítimas do atentado, elogiou a comissão por não ceder a argumentos políticos ou emotivos.

"Apoiamos fortemente o estabelecimento do Centro Cultural Islâmico, pois acreditamos que saudar o centro, que se destina a promover a tolerância e o respeito entre os credos, é consistente com os valores fundamentais americanos de liberdade para todos", disse o grupo em nota.

O Centro Americano para a Lei e a Justiça, em nome de um bombeiro que sobreviveu aos atentados, disse que irá abrir um processo na quarta-feira para contestar a decisão e tentar impedir a construção de mesquita.

Em nota, o grupo disse que a prefeitura é culpada de "ignorar o procedimento adequado e ignorar um crescente número de nova-iorquinos e americanos que não acreditam que esse seja o lugar para se construir uma mesquita."

Nenhum comentário: