Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

As ovelhas e a tirania dos humanos

Las Ovejas

de Andres Bello

«¿Líbranos de la fiera tiranía

de los humanos, Jove omnipotente
¡una oveja decía,
entregando el vellón a la tijera?
que en nuestra pobre gente
hace el pastor más daño
en la semana, que en el mes o el año
la garra de los tigres nos hiciera.

Vengan, padre común de los vivientes,
los veranos ardientes;
venga el invierno frío,
y danos por albergue el bosque umbrío,
dejándonos vivir independientes,
donde jamás oigamos la zampoña
aborrecida, que nos da la roña,
ni veamos armado
del maldito cayado
al hombre destructor que nos maltrata,
y nos trasquila, y ciento a ciento mata.

Suelta la liebre pace
de lo que gusta, y va donde le place,
sin zagal, sin redil y sin cencerro;
y las tristes ovejas ¡duro caso!
si hemos de dar un paso,
tenemos que pedir licencia al perro.

Viste y abriga al hombre nuestra lana;
el carnero es su vianda cuotidiana;
y cuando airado envías a la tierra,
por sus delitos, hambre, peste o guerra,
¿quién ha visto que corra sangre humana?
en tus altares? No: la oveja sola
para aplacar tu cólera se inmola.

Él lo peca, y nosotras lo pagamos.
¿Y es razón que sujetas al gobierno
de esta malvada raza, Dios eterno,
para siempre vivamos?
¿Qué te costaba darnos, si ordenabas
que fuésemos esclavas,
menos crüeles amos?
Que matanza a matanza y robo a robo,
harto más fiera es el pastor que el lobo» .

Mientras que así se queja
la sin ventura oveja
la monda piel fregándose en la grama,
y el vulgo de inocentes baladores
¡vivan los lobos! clama
y ¡mueran los pastores!
y en súbito rebato
cunde el pronunciamiento de hato en hato
el senado ovejuno
«¡ah!» dice, «todo es uno».

-=-=-=-=

Quem foi Andrés Bello ?

Poeta, filólogo, educador, jurista, Andrés Bello foi um dos humanistas mais notáveis da América.

Nascido em Caracas em 1781, em uma família acomodada, estudou arte, direito e medicina na Real e Pontifícia Universidade de Caracas. Em 1802 Bello incorporou-se à administração venezuelana, onde ocupou diversos postos. Nos primeiros dias da independência, o governo designou-o agregado da missão diplomática em Londres, junto a Simón Bolívar.

Bello permaneceu em Londres até 1829, vivendo em condições económicas difíceis. Francisco de Miranda e outros intelectuais e homens políticos latino-americanos ajudaram-no a sustentar-se. Em Londres, Bello conheceu também James Mill, quem lhe ofereceu o encargo de transcrever os manuscritos de Jeremy Bentham; esta experiência teve forte influência na formação de Bello, ainda que não tenha sido a única. A escola historicista de Friedrich Karl von Savigny também influenciou fortemente o pensamento jurídico de Andrés Bello.

A cultura de Bello atraiu Mariano Egaña, um de seus seguidores chilenos no Reino Unido. Ele propós, o que Bello aceitaria, emigrar ao Chile, quando já alcançava cinqüenta anos de idade. Bello chegou a esse país numa época em que a instabilidade política chegava ao seu fim e, por conseguinte, o início da independência (em 1829). A instalação de uma república forte permitiu que Bello ocupasse, anos mais tarde, um posto no Ministério de Relações Exteriores, transformando-se numa figura central da vida política e intelectual do país. No jornal El Araucano, Bello se encarregava das seções estrangeira e cultural. Em 1832 recebeu a nacionalidade chilena. Em 1837 integrou o Senado. A partir de 1840 começou a elaborar o Código civil da República, obra que veio a luz em 1855. Bello foi o primeiro reitor da Universidade do Chile, desde a sua fundação em 1842, ministrando aulas de direito romano, até a sua morte.

"Em 1850, aos 70 anos de idade, Bello desempenhava, ao mesmo tempo, as funções de reitor, de subsecretário de relações exteriores e de consultor do governo, de senador, de redator do jornal El Araucano e, ademais, trabalhava intensamente na elaboração do Código Civil e em suas obras de direito, de filologia e suas produções literárias", diz Alamiro de Avila.

Entre as principais obras de Bello se encontra : a Gramática de la lengua castellana destinada al uso de los americanos, um texto de Derecho romano, de leitura obrigatória na Escuela de Derecho, e Principios del derecho de jentes (que depois passou foi intitulado Principios de derecho internacional), um dos primeiros tratados de direito internacional na língua espanhola. O Código civil chileno - sua obra mais duradoura, ainda em vigor - foi adotado sem maiores modificações pelo Equador e Colómbia e serviu de base para a legislação civil de inúmeros países hispano-americanos.

Andrés Bello morreu em Santiago de Chile, em 15 de outubro de 1865.

Fonte: http://www.andresbello.org

-=-===-

Dizem que Bello, juntamente com Simón Rodríguez, teriam influenciado Simón Bolívar, cujo nome e obra, por conta da campanha persistente de Hugo Chavez, é hoje tão mencionado, depois de longo período de esquecimento.


Nenhum comentário: