Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sobre o FUSCA

Fusca teria sido inventado por judeu (Novidades) escrito em quinta 10 setembro 2009 12:07

O historiador Paul Schilperoord acaba de lançar na Holanda um livro cheio de documentos, desenhos e fotografias que sugerem que o verdadeiro inventor do Fusca não foi Ferdinand Porsche. Segundo o livro, o carro que se tornou símbolo da indústria automobilística alemã teria sido criado por um engenheiro judeu chamado Josef Ganz.

Het Ware Verhaal van de Kever (A verdadeira história do Fusca) conta que o engenheiro teria projetado o primeiro carro compacto com motor na parte de trás, carroceria arredondada e suspensão independente em 1923. O sonho de Ganz era fazer um carro mais seguro e eficiente que os modelos da época, e que tivesse o preço de uma motocicleta. Ele chegou a tentar vender seu projeto para fabricantes de motos, e em 1931 conseguiu produzir um protótipo que chamou de Maikäfer (”Meu Besouro”).

capaFusca

Capa do Livro e foto de Josef Ganz

O suposto criador do carro mais popular do mundo trabalhou para a BMW e a Daimler até que foi preso pela Gestapo, a polícia do regime nazista. Ganz foi acusado de chantagem, mas conseguiu a liberdade um ano depois. A prisão prejudicou sua carreira e seu projeto. O engenheiro mudou-se para Suíça, onde, de acordo com o historiador, o próprio governo teria tentado roubar seu projeto. Ao tomar conhecimento da possibilidade de criar um carro popular em larga escala, Hitler designou a Porsche a tarefa de desenvolver o Fusca e lhe concedeu os créditos.

Ganz nasceu em 1898 e era filho de pai alemão e mãe húngara. Depois da Segunda Guerra, ele fez ainda uma tentativa sem sucesso de desenvolver o carro na França pela Automobile Julien. Em 1951, Ganz seguiu para a Austrália onde trabalhou para a marca Holden do grupo General Motors. O engenheiro morreu em 1967 sem nunca ter conseguido provar a autoria do projeto. O livro está sendo cogitado para ser adaptado para o cinema.

(Opinião e Noticia)

Fonte: http://css.spaceblog.com.br

Nenhum comentário: