Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mau começo para o Santos, da Colômbia

Parece que tem gente que não apóia a aproximação entre ele e Chavez:

-=-===-

Explosão de carro-bomba fere pelo menos nove em Bogotá

Explosão de carro-bomba

Carro-bomba explodiu em rua de Bogotá na manhã desta quinta

Um carro-bomba explodiu na manhã desta quinta-feira no centro financeiro da capital da Colômbia, Bogotá, em frente a uma das principais emissoras de rádio do país, ferindo ao menos nove pessoas. O atentado foi o primeiro na capital colombiana desde janeiro do ano passado.

A explosão ocorreu menos de uma semana após a posse do novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. Nenhum grupo assumiu ainda a autoria do ataque.

O presidente foi ao local imediatamente após ser informado sobre a explosão, e reafirmou o compromisso de seu governo com o combate à ação de grupos terroristas.

"Nós vamos continuar combatendo o terrorismo com tudo que temos", afirmou Santos.

A explosão aconteceu às 5h30 (horário local) entre a avenida Séptima e a Rua 67, em frente à Rádio Caracol. Pelo menos 50 quilos de explosivos foram colocados no veículo, segundo informações da polícia.

De acpordo com o diretor da Polícia Metropolitana, César Augusto Pinzón, à própria rádio Caracol, não se sabe se o alvo do carro-bomba era a estação de rádio ou outros bancos nas redondezas.

A explosão destruiu janelas de vários prédios ao redor e espalhou destroços do carro pela rua.

Aparente não houve nenhuma pessoa ferida com gravidade. Segundo relatos de testemunhas à rádio Caracol, duas mulheres que trabalhavam em um salão de beleza nas proximidades foram levadas a um hospital, com ferimentos leves.

-=-=-=-=

Explosão em Bogotá foi atentado terrorista, diz presidente

12 de agosto de 2010 09h33 atualizado às 10h33

Área onde o carro-bomba explodiu é isolada para perícia, em área próximo a prédios comerciais de Bogotá Foto: EFE

Área onde o carro-bomba explodiu é isolada para perícia, em área próximo a prédios comerciais de Bogotá

Foto: EFE

O presidente colombiano Juan Manuel Santos disse nesta quinta-feira que a explosão de um carro-bomba no norte de Bogotá, nas imediações da rádio Caracol, foi um atentado terrorista e advertiu que o governo não se deixará intimidar por esse tipo de ação. Santos fez estas declarações no local do ataque, para onde se dirigiu imediatamente.

"Como todo ato terrorista, o que querem é perturbar, gerar medo na população. Não vão conseguir. Isso nos lembra que não podemos baixar a guarda, o país deve ficar absolutamente tranquilo", disse Santos aos jornalistas, no local da explosão.

O líder acrescentou que apenas três das pessoas feridas tiveram que ser levadas a hospitais, mas com ferimentos leves. "Comemoro por não ter que lamentar nenhuma vítima humana", acrescentou.

Santos assegurou que fatos como o ocorrido hoje lembram que não se pode "baixar a guarda em matéria de segurança democrática" e disse que os colombianos podem ficar "totalmente tranquilos". "Foram (causados) apenas danos materiais, não causaram danos estruturais em nenhum edifício", acrescentou.

O presidente, que tomou posse no sábado, pediu que os colombianos continuem "a vida normal" e que a imprensa não entrem no jogo "dos terroristas". Santos acrescentou que as vítimas serão tratadas e que os autores do atentado serão investigados.

Ao menos seis pessoas ficaram feridas na explosão, segundo o coronel César Augusto Pinzón, comandante da polícia da Colômbia. Outras fontes consultadas pela EFE, no entanto, contabilizam em 16 os feridos atendidos pelos serviços de emergência na região após a explosão.

O atentado

A detonação ocorreu em torno das 05h30 locais (7h30, no horário de Brasília) e quebrou os vidros de vários prédios da zona, onde há muitos escritórios.

A área está isolada diante da previsão de que possa haver alguma outra explosão. A polícia investiga o tipo de material utilizado e a quantidade para determinar a autoria do fato.

Pinzón confirmou, no local, que a explosão foi causada por um "carro-bomba" e "estão apurando se o carro foi roubado ou utilizado por um grupo criminoso".

A filial do Bancolombia no primeiro andar do prédio afetado, situado na região financeira da capital colombiana, foi o estabelecimento mais danificado. As construções próximas ao complexo foram atingidas pela onda expansiva e alguns apartamentos sofreram danos em suas janelas.

AFP


Fonte: BBC

Nenhum comentário: