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quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tá feia a coisa, para SC

11/08/2010 | 20h43min

Santa Catarina tem segundo pior crescimento do país em vendas do comércio no semestre

Estado teve incremento de 8%, à frente apenas do Piauí

Alexandre Lenzi | alexandre.lenzi@diario.com.br
As vendas do comércio brasileiro cresceram 11,5% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Em Santa Catarina, o incremento foi de 8%, o segundo menor no ranking por Estados, na frente apenas do Piauí. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A média nacional foi a maior da série histórica, iniciada em 2001. Para o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) de Santa Catarina, apesar do crescimento abaixo da média, o índice de 8% é considerado bastante positivo.

— Em outros índices, Santa Catarina também tem ficado um pouco atrás do resto do país. Mas crescer 8% é muito bom no atual cenário. O ano passado foi bem difícil, sem crescimento, e os dois primeiros meses deste ano também foram ruins, o que pesou na média final do primeiro semestre — explica.

Classes C e D

Ele lembra que em outros mercados, principalmente no Nordeste do país, o crescimento do poder de compra das classes C e D influenciou bastante o resultado das vendas deste ano, enquanto em Santa Catarina a renda desta fatia de público tem permanecido mais estável.

— Essas outras regiões têm um mercado mais verde, com perspectiva maior de crescimento. O nosso mercado é mais maduro, mais estável — acrescenta Medeiros.

Expectativa

Em receita, o crescimento catarinense no primeiro semestre foi de 12,1%, também menor que a média nacional (14,7%).

Para o próximo semestre, a expectativa é mais otimista. Diante dos novos números do IBGE, Medeiros revê a previsão do crescimento das vendas catarinenses no acumulado de 2010 de 7% para até 10%.

No país, um dos destaques em termos setoriais no semestre, para a composição do resultado, foi o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que apresentou alta de 10,4% nas vendas.



Fonte: DC

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