Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 7 de agosto de 2010

Por que o culto a Hitler ainda preocupa?

Venda de casa de Hitler alerta vizinhos na Áustria

Adolf Hitler

Hitler nasceu em uma pequena cidade perto da fronteira com a Alemanha

A venda da casa da família de Adolf Hitler na cidade austríaca de Braunau am Inn levantou a preocupação de que o local se torne uma espécie de “santuário” para simpatizantes do nazismo.

A casa onde Hitler nasceu em 1889 foi colocada à venda ao preço de 2,2 milhões de euros (cerca de R$ 5,6 milhões).

Os moradores da cidade e políticos locais temem que a casa caia nas mãos de extremistas de direita. O prefeito da cidade, Gerhard Skiba, quer evitar que isso ocorra, mas a prefeitura não tem recursos para comprar a propriedade.

Atualmente, a residência está sendo usada por uma organização de ajuda a deficientes e no passado já abrigou uma biblioteca, um banco e um instituto técnico.

Alguns historiadores sugeriram que o prédio deveria ser transformado em um museu, mas o prefeito se opõe vigorosamente à ideia, afirmando que isso poderia encorajar pessoas de vários países a visitar o local.

Por enquanto, a única menção ao passado da casa é um memorial dedicado às vítimas do nazismo.

-=-=-=-=


Morte de assistente de Hitler pode revelar detalhes sobre Holocausto

Adolf Hitler (arquivo)

Hitler enviou Fritz Darges para o front oriental devido a incidente com mosca

As memórias de um dos assistentes mais próximos do ditador Adolf Hitler poderão esclarecer mais fatos sobre o envolvimento pessoal do líder nazista no Holocausto.

Fritz Darges, que morreu no último final de semana em sua casa perto de Hannover aos 96 anos, foi assistente de Hitler por quatro anos durante a Segunda Guerra Mundial e esteve presente durante todas as grandes conferências dos nazistas, de acordo com o jornal britânico Daily Telegraph.

Historiadores acreditam que seus manuscritos podem fornecer informações e provas importantes de que Hitler ordenou as mortes de seis milhões de judeus.

Segundo o jornal, se isto for provado, vai desacreditar as teorias de historiadores revisionistas que afirmavam que o ditador não sabia do Holocausto.

Em uma entrevista para um jornal alemão pouco antes de sua morte, Darges contou como conheceu Hitler em uma reunião do partido em Nuremberg, em 1934.

"Ele parecia simpático, era bondoso", teria dito Darges.

"Eu devia e sempre estava à disposição dele, em todas as conferências, em cada reunião, todas as conferências de guerra. Devo dizer que eu achava ele um gênio. Todos sonhávamos com um grande império alemão. Por isso eu o servi e faria tudo de novo."

Mosca

Darges tinha sido treinado para trabalhar como secretário de exportação, mas se juntou à SS em abril de 1933.

O ex-assistente também contou na mesma entrevista ao jornal alemão como ele foi demitido por Hitler devido a um incidente bizarro envolvendo uma mosca.

A mosca estava voando em uma sala onde estava ocorrendo uma conferência importante dos líderes nazistas em julho de 1944, o que irritou Hitler.

O ditador então ordenou que Darges matasse a mosca, mas o assistente da SS sugeriu que, como era uma "praga aérea", a tarefa deveria ser realizada pelo assistente da Luftwaffe, Nicolaus von Below.

Darges conta que Hitler ficou furioso e o dispensou de seu cargo, afirmando "Você vai para o front oriental".

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: