Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pesquisa indica que alho e cebola evitam pedra na vesícula


aumentar fontediminuir fonteimprimir
A vesícula biliar é um órgão que fica junto ao fígado e tem a função de armazenar a bile, que é produzida pelo fígado, e liberada no intestino após as refeições. A bile faz com que a vesícula funcione como uma bolsa armazenadora dos sais biliares, ricos em colesterol. Nos intervalos entre as refeições, a parte líquida da bile vai sendo absorvida pelas paredes da vesícula, fazendo com que a mesma fique mais concentrada, ou seja, dissolvida em menor quantidade de água. A alta concentração em virtude da desidratação desses sais gera a formação de materiais sólidos conhecidas como cálculos.


Além da cólica biliar, gerada pela obstrução dos cálculos biliares em canais do nosso organismo, o paciente ainda pode desenvolver situações mais desconfortáveis como icterícia, infecções e inflamações.


Ainda não foram determinadas maneiras objetivas para prevenir a formação dos cálculos biliares. Entretanto, um estudo indiano publicado no periódico British Journal of Nutrition sugere que alho e cebola seriam capazes de reduzir a formação de cálculo biliar.


Realizado com roedores, o trabalho mostrou que o dueto aumenta a produção de duas enzimas responsáveis por derrubar naturalmente os níveis de colesterol. “E quase 80% das pedras na vesícula são formadas por esse tipo de gordura”, afirma Ricardo Abdalla, clínico-geral do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.


Para chegar à conclusão, os cientistas compararam dois grupos de cobaias. Entre os animais alimentados com uma maior quantidade de alho e cebola, houve uma redução de até 30% na incidência dos cálculos.


A nutricionista Christiane Veloso pondera que o alho e a cebola reduzem a formação (dessas pedrinhas), ou seja, acabam é prevenindo o início de cálculos biliares. Depois de formados, é difícil reduzir este problema apenas consumindo estes alimentos.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: