O governo americano planeja entrar com um processo multibilionário contra mais de uma dúzia de grandes bancos, alegando que eles supervalorizaram a qualidade dos produtos derivados de hipotecas vendidos durante a bolha imobiliária nos Estados Unidos, segundo o jornal New York Times.
A Agência Federal de Financiamento de Moradia (FHFA, na sigla em inglês) pretende argumentar que os bancos deveriam saber que os títulos lastreados em hipotecas não eram seguros.
A FHFA - que regula gigantes do mercado de hipotecas como Fannie Mae e Freddie Mac - culpa os bancos pela falta de checagens adequadas que pudessem verificar a qualidade dos títulos hipotecários vendidos a investidores antes da crise financeira de 2008.
Fannie Mae e Freddie Mac perderam mais de US$ 30 bilhões (R$ 48 bilhões), parcialmente devido às transações, e tiveram que ser resgatados pelo governo.
Diversos bancos envolvidos na emissão de títulos lastreados em hipotecas já sofreram processos e tiveram de pagar multas por fraude, mas muitos executivos alegam que os prejuízos foram causados por uma crise econômica mais ampla.
Analistas temem que novas ações na Justiça acabem afetando a frágil recuperação da economia americana.
Fonte: BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário