Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

EUA querem processo multibilionário contra bancos pela crise, diz ‘NYT’

Foto: Reuters
Goldman Sachs seria uma dos bancos a enfrentar processo

O governo americano planeja entrar com um processo multibilionário contra mais de uma dúzia de grandes bancos, alegando que eles supervalorizaram a qualidade dos produtos derivados de hipotecas vendidos durante a bolha imobiliária nos Estados Unidos, segundo o jornal New York Times.
A Agência Federal de Financiamento de Moradia (FHFA, na sigla em inglês) pretende argumentar que os bancos deveriam saber que os títulos lastreados em hipotecas não eram seguros.
A FHFA - que regula gigantes do mercado de hipotecas como Fannie Mae e Freddie Mac - culpa os bancos pela falta de checagens adequadas que pudessem verificar a qualidade dos títulos hipotecários vendidos a investidores antes da crise financeira de 2008.
Fannie Mae e Freddie Mac perderam mais de US$ 30 bilhões (R$ 48 bilhões), parcialmente devido às transações, e tiveram que ser resgatados pelo governo.
Diversos bancos envolvidos na emissão de títulos lastreados em hipotecas já sofreram processos e tiveram de pagar multas por fraude, mas muitos executivos alegam que os prejuízos foram causados por uma crise econômica mais ampla.
Analistas temem que novas ações na Justiça acabem afetando a frágil recuperação da economia americana.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: