Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A mutreta do Colombo com a Mitra - Igreja São Francisco será restaurada

Fui mais longe: pedi, também, a remoção de cartazes, letreiros  e toldos,  bem como do estabelecimento comercial (uma casa de sucos) que botaram para funcionar no pátio da Igreja, descaracterizando-a bastante e desrespeitando totalmente as regras legais do tombamento, sob o olhar complacente das autoridades públicas e até do IPHAN, que funciona no antigo prédio da Alfândega, a menos de 50 metros da Igreja.

A omissão geral e irrestrita, quando se trata da ICAR, chega a dar asco.

Antevia a colocação de dinheiro público no restauro do templo, como vem sendo feito ao longo dos tempos.

Agora, conforme o blog do Moacir Pereira, o governo do Colombo está abrindo as burras para a ICAR, aliviando-a do encargo que compete à instituição católica, conforme art. 19 do DL federal 25/1937 e sacrificando todos os cidadãos/contribuintes, católicos ou não.

Lá vou eu novamente questionar a ilicitude, a fraude descarada, o conlúio, a aliança espúria e escancarada, no interesse coletivo.


Tem mais: duvido que o Colombo e o Bispo atual assinem o convênio, sabendo da ilegalidade implícita e que a Mitra ponha seu nome no instrumento de negócio jurídico. Vai interpor uma pessoa jurídica dirigida por um padre (Ação Paroquial, Ação Social, Ação Cultural,  ou assemelhada) como é do seu hábito, no afã de mascarar a identidade da verdadeira favorecida, ela própria, a Mitra, em cujo nome deve estar registrado o imóvel.

Eta corja nauseabunda!

-===-=-=


Será hoje, as 18 horas, a assinatura de ato pelo governador Raimundo Colombo, liberando recursos para a restauração da Igreja São Francisco, no coração de Florianópolis.
As obras devem ser executadas em 8 meses, na primeira etapa.
A comissão será presidida pelo competente Roberto Bentes, que comandou todos os serviços de recuperação da Catedral Metropolitana.
Nome mais indicado não há.


Fonte: Blog do Moacir Pereira
-=-=-=-
Atualização: muito provavelmente responderá como ordenador primário da despesa ilícita o Secretário Hinnig.


O governador Raimundo Colombo assina, nesta quinta-feira (17), convênio no valor de R$ 2,4 milhões para a restauração da Igreja São Francisco, localizada no calçadão do Centro de Florianópolis. A solenidade será às 18h, na igreja, com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig. A SDR será responsável pelo repasse dos recursos para a obra.
Com sua construção iniciada em 1803 e concluída em 1915, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência tem problemas de infiltração nos telhados, que atinge também as torres. Em função de sua importância histórica e religiosa, o Governo do Estado vai garantir a primeira etapa emergencial, cujo projeto prevê restauração e requalificação; avaliações e pesquisas; restauração das coberturas com revisão do sistema de captação de águas pluviais e instalação de subcobertura em manta de alumínio; recuperação interna e externa das torres; e remoções e demolições de intervenções existentes. O convênio será celebrado com a Ação Social e Cultural da Ordem Franciscana Secular de Florianópolis, que administra o templo.
Segundo o secretário Renato Hinnig, as obras são uma antiga reivindicação, “pela sua expressiva importância histórica, religiosa e cultural. Em função disso, o Governo irá investir na restauração, dando maior segurança ao prédio e conforto aos fiéis”. Ele lembra que os trabalhos serão executados pela mesma empresa que já restaura a Catedral Metropolitana de Florianópolis; a Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, e a Igreja Matriz de São José, obras que também são realizadas com recursos do Governo Estadual.
A Igreja São Francisco é a mais antiga das confrarias religiosas surgidas na Ilha de Santa Catarina, tendo sido instalada em 1745. Seus portais foram adquiridos em 1804, enquanto os sinos datam de 1819. Ela conserva suas características arquitetônicas originais – estilos barroco e neoclássico – e é referência do Centro Histórico da capital, sendo tombada pelo Município e o Estado.
Informações adicionais:
Antônio Carlos Costa
Secretaria de Estado de Des Reg Grande Florianópolis
E-mail: ascom@soo.sdr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3381-5888
Fonte: Gov. SC

2 comentários:

Lia/fpolis disse...

Disse tudo.
Só um toque: "bem-vindo", ok?

No mais, nada a acrescentar.

Valor histórico há em muitas coisas, incluindo casarios, nem por isso ganham grana pra manter ou restaurar. O 'histórico' é pra sustentar o valor religioso dessa velha meretriz romanda.

Se ao menos depois servissem a qualquer outra atividade comunitária, mas nem isso. É pra católicos mesmo e nem pra visitação de turista presta porque estão sempre fechadas e ociosas.

A Mitra se exime de dar maiores explicações, lisa como só ela.

Fiz uma consulta há pouco tempo, pedindo informações sobre uso de igreja para velar pessoa que está terminal e pode ir logo. Sempre foi pessoa simples, devota, católica praticante e arrastou muito chinelo pela comunidade com o tal pau da bandeira do divino, pegando prendas para festas da igreja local, sustentar padres e quejandos.

Como na localidade não há velório municipal, nem capela mortuária no cemitério local, interior de município da região aqui, quis saber por que, segundo um 'zelador' da igreja, não poderia a pessoa ser velada na igreja ociosa e fechada quase o tempo todo. Apenas disse não poder mais, não disse de onde veio a ordem, salvo se fosse missa de corpo presente...E ainda se não coincidir com outra atividade programada na igreja no dia que o defunto decida morrer.

Consultei a MItra, apenas pedido de informação sobre se havia normas internas da Arquidiocese ou leis municipais que proibissem. Demoraram para dar retorno, apostando que, decerto, o terminal fosse antes de uma resposta negativa ou positiva. Qdo cobrados pela demora no retorno davam uma de não sabemos o que é que está perguntando, não recebemos nada. Como tudo foi feito pelo site, no 'fale conosco', devidamente salvo com prints dos envios...juntei tudo em arquivo anexo e mandei por um dos e-mail que enviaram dizendo que não sabiam de nada.

Nem preciso detalhar o grau de indignação que já estava com o desprezo deles pela vida humana e pela morte de um católico pobre, duvido que pentelhassem caso fosse um dos fariseus da irmandade de 'coletes' roxos.

Bem, jogaram a bola para as Paróquias, que cada uma tem uma conduta, não havendo normas vidas da Mitra...E que velórios devem ser feitos em velórios municipais ou capelas nos cemitérios, como se não soubessem desde a primeira consulta que era justamente a falta deles que moveu a pesquisa...

Também tiraram o deles da reta jogando para a Secretaria da Saúde do município em questão, no estilo eles que se virem e determinem onde velar, se ainda não tem onde, que façam em casa...

Fiz contato com a Ouvidoria do município e ainda não deram retorno, mais de semans já. Igualzinho à Mitra no seu belo palacete no centro, não estão nem aí...

Saudações agnósticas!

let disse...

Olá Izidoro,
sou estudante do curso de História da UFSC e estou finalizando meu curso e meu objeto de estudo justamente é a Igreja São Francisco. Estou estudando os restauros ocorridos na década de 70 e agora os mais recentes nos anos 2000. Acho bem curiosa essa história da Mitra e se for possível quero muito discutir um pouco dessa polêmica no meu tcc.
Vi seu nome na ação popular de 2009 e gostaria de se possível conversar um dia contigo.
Caso esteja disponível pra uma conversa me escreva, meu e-mail é lecagondim@hotmail.com
Desde já muito obrigada!

Letícia