Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Americana que causou acidente é condenada à prisão e a ler a Bíblia



Cassandra Belle Tolley
Tolley terá de resumir  Jó
 para deixar de ser alcoólatra, 
mas na Bíblia a bebida é farta
O juiz Michael Nettler, de Rock Hill, na Carolina do Sul (EUA), condenou Cassandra Belle Tolley (foto), 28, a oito anos prisão, cinco de liberdade condicional e a ler o Livro de Jó, do Antigo Testamento, e a resumi-lo. Nettler, que é diácono, escolheu Jó por causa de sua fé inabalável em Deus.

Tolley foi julgada no mês passado como culpada por dirigir bêbada na contramão no dia 12 de novembro de 2011 e causar um acidente, ferindo gravemente duas pessoas. O nível de álcool no sangue dela era quatro vezes superior ao limite legal.

A parte da sentença que se refere à Bíblia causou polêmica porque é inconstitucional. “Em circunstâncias normais, o juiz não teria autoridade para fazer isso", disse Kenneth Gaines, professor de direito da Universidade da Carolina do Sul. "O juiz não pode acrescentar arbitrariamente em uma sentença o que quiser.”

Mas Tolley aceitou esse castigo por achá-lo merecido, validando-o, portanto, embora não esteja previsto na legislação. A defensora pública Amy Sikora informou que Tolley já tinha começado a ler a Bíblia.

Nettler disse ter incluído a Bíblia na sentença para ajudar Tolley a deixar de ser alcoólatra. Ela teve uma infância difícil. Apanhava com frequência e aos 11 anos um parente a encharcou de gasolina e pôs fogo, marcando para sempre o rosto dela com as cicatrizes da queimadura. Esse teria sido um dos motivos que a levaram ao álcool.

Mas agora, na internet, há outra polêmica, a de que a Bíblia não seria a melhor forma de aconselhamento a quem pretende deixar de ser alcoólatra, porque ali, em determinados trechos, a bebida é enaltecida. O próprio Jesus transformou água em vinho de boa qualidade (João 2: 1-11), para garantir a festa de 7 dias de um casamento.

Noé é talvez o maior beberrão da Bíblia. Hoje em dia ele estaria em AAA (Associação de Alcoólicos Anônimos). Diz Gênesis 9:20-21: “E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se [nu] no meio de sua tenda”. Gênesis 9: 24 afirma que Noé tinha “despertado do seu vinho”.

Ló — descrito como homem íntegro e justo — aparentemente também tinha bebedeiras homéricas. Em uma delas, em Gênesis 19:30-36, teve relações sexuais com suas duas filhas. Mas, nesse caso, não deveria estar muito bêbado porque afinal houve a consumação do incesto.

Juízes 9:13 afirma que o mosto (vinho que acabou de ser retirado da fermentação) “alegra a Deus e aos homens”. Zacarias 9:17 enaltece o trigo por “florescer os jovens e o mosto as virgens”. Gênesis diz que abundância de trigo e de mosto é uma dádiva divina.

Em 1 Timóteo 5:23 há a recomendação para o uso de vinho como remédio. Em Amós 6: 1-6, a orientação é para que o vinho seja bebido em taças.

Em Joel 1:5, há uma reprovação a quem exagera no álcool. Diz: “Despertai-vos, bêbados, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca”. Levítico 10:9 proíbe que bêbado vá a um culto: “Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação...”

Ageu 1:12 adverte que o vinho não pode ter contato com a “carne santa”. Mas ainda assim a bebida é tão boa, que quem for para o céu lá a terá para se regalar. Em Mateus 26:29, Jesus afirma: “E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai”.

Em vários trechos bíblicos há a oferta da bebida ao Senhor, como em Números 15:5, 7 e 10. Provérbios 3:9-10 diz que quem honrar ao “Senhor com teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos”, terá os lagares transbordados de vinho.
Se ler a Bíblia um pouco além do que impôs o juiz, Tolley, em vez de aconselhamento, terá mais uma prova para que deixe de ser alcoólatra.
Noé é um dos beberrões da Bíblia
Com informação das agências e da Bíblia Online



Leia mais em http://www.paulopes.com.br

Nenhum comentário: