Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Vinho maldito

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Vinho feito em abadia é símbolo de alcoolismo na Escócia

"Suco derruba casa" dos monges. Pesquisa feita em 2009 com 172 detentos da Escócia mostra que 117 deles beberam álcool antes de cometer crimes. Desse total, 43% ficaram bêbados com o vinho doce Buckfast.

Em Strathclyde, uma região de população pobre, esse vinho foi citado em 5.638 registros de crime entre 2006 2009. Em 114 desses casos, a garrafa foi usada para a agressão.

Por causa de informações com estas, o vinho fabricado por monges beneditinos em uma abadia britânica se tornou na Escócia o símbolo do alcoolismo, que é, lá, um dos maiores problemas de saúde pública.

Quem toma em excesso o vinho dos monges fica rapidamente bêbado e eufórico por causa de sua receita.


Envasado em garrafa de 750 ml, ele tem 15% de teor alcoólico, acima da maioria dos vinhos, e é tonificado por cafeína cuja quantidade corresponde a de oito latas de Coca-Cola. Um dos apelidos do Buckfast é “suco derruba-casa”.

Um distribuidor afirma existir uma campanha injusta contra o vinho, porque as vendas do Buckfast representam só 1% do mercado de bebidas alcoólicas da Escócia.

Mesmo assim, de acordo com um relatório do governo escocês, o Buckfast é considerado por uma parcela da população como prejudicial à saúde, além de incentivar o crime.

Os monges evitam rebater essas informações talvez para não chamar mais a atenção da imprensa.

No rótulo do vinho há uma inscrição que, dado o contexto, soa como irônica. É a de que o Buckfast tem “propriedades medicinais”.
Monges beneditinos são fabricantes de licores e vinhos.
Na charge da imprensa escocesa, homem chuta monge que contribui para o consumo de álcool
[Com informações do News York Times]

Blog do Paulo R. Lopes

Nenhum comentário: