Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cocô de cavalo é fonte de energia

Grã-Bretanha

Esterco de cavalaria real irá gerar energia na Grã-Bretanha

Cavalos da Tropa do Rei no Palácio de Buckingham

A Tropa do Rei é um regimento cerimonial do Exército britânico

O esterco dos cavalos da Tropa do Rei, unidade de cavalaria cerimonial do Exército britânico, terá a partir do ano que vem um novo destino: a produção de energia para a nova sede do regimento, no sul de Londres.

Segundo um porta-voz do Ministério da Defesa britânico, as fezes de 170 animais da Tropa do Rei serão utilizadas para gerar biocombustível.

A unidade usará o combustível quando mudar de sua atual sede, no bairro de St. John’s Wood, no noroeste de Londres, para Woolwich, no sul da capital britânica.

O Ministério diz que a mudança está de acordo com o objetivo do novo governo de reduzir as emissões de carbono.

Fezes e palha

Além das fezes dos cavalos, a palha usada nos estábulos também será transformada em biocombustível.

“O Ministério da Defesa apoia inovações do nosso pessoal e de nossos fornecedores, incluindo medidas para promover a sustentabilidade sempre que possível”, afirmou o porta-voz do órgão.

“O Ministério da Defesa está completamente comprometido com a agenda de desenvolvimento sustentável do governo e com agressivas reduções nas emissões de carbono”, disse.

Segundo o porta-voz, o Ministério cumpriu com a meta prevista de reduzir as emissões em 12,5% em relação ao ano fiscal de 1999/2000 já em 2008/2009, dois anos antes do previsto.


Fonte: BBC Brasil

-=-=-=-=


Uma curiosidade que localizei nos meus arquivos sobre Equitação: esterco de cavalo também já foi utilizado como remédio.

- Anchieta tratou-os com sangrias e com extirpação das partes do corpo já "corrompidas” pela doença, procedimentos, por sinal, considerados como os mais eficazes pelo médico Simão Pinheiro Mourão, quando, em 1694, escreveu o Tratado único das bexigas e sarampo, na época o trabalho mais completo e original sobre o assunto. A chamada água cordial bezoártica contra bexigas e sarampo, cuja fórmula era de autoria do famoso Curvo Semedo, também foi recurso utilizado no tratamento da varíola, constando das boticas jesuíticas e citada na Coleção de várias receitas, como esta: flores de papoulas vermelhas, esquibas (excremento) recentes de cavalo, bezoártico do Curvo, arrobe de bagas de sabugo e água comum. É interessante observar que os jesuítas, como já foi dito, faziam uso de terapêuticas diversas, fundamentados em tratados médicos importantes37.

Fonte: http://www.scielo.br

-=-=-=-=-=

Notícia curiosa:


Terça, 15 de agosto de 2006, 08h11

Homem morre submerso em poço de estrume de cavalo

Um jovem de 19 anos morreu ao cair em um poço de estrume de cavalo em uma fazenda de Higginsville, na província de Nova Scotia, no Canadá. O homem estava usando um pequeno trator que escorregou e ficou submerso no excremento, de acordo com a Chronicle Herald.

O adolescente, que não foi identificado, morreu de asfixia, de acordo com a polícia. Este foi o segundo incidente em fazendas da província na última semana. Brian Gordon MacDonald, 46 anos, morreu ao ficar embaixo de um trator.

http://noticias.terra.com.br


-=-==-=-


Algumas frases ontológicas sobre o cavalo:

- O cavalo: Humildade pura, que nunca fenece/Melhor que um amigo, talvez um irmão,/Que em troca de tudo, apenas carece/Da água da fonte e da grama do chão. – Autoria desconhecida (Site da Escola de Equitação do Exército).

- O homem, cercado pelos elementos que conspiravam para destruí-lo ...teria sido um escravo se o cavalo não tivesse feito dele um rei. Onde quer que seja que o homem haja deixado suas marcas na longa caminhada da barbárie à civilização, encontraremos as pegadas do cavalo a seu lado (JOHN TROTWOOD MOORE).

- O diabo nunca ousará entrar numa tenda habitada por um cavalo árabe – MAOMÉ. O mesmo era também conhecido como MAFOMA ou MOHAMAD e também escreveu: Quantos mais grãos de cevada proporciones ao teu cavalo, mais pecados te serão perdoados.

- Como um ser dotado de razão que és, trata os animais e em geral os seres que de ti dependem, com magnanimidade e liberalidade (MARCO AURÉLIO - Imperador romano – Meditações)

- " Sin jinete un caballo será siempre un caballo. Mientras que un jinete sin su caballo es sólo un hombre " (STANISLAS YRZY LEE)

- (...) O cavalo, o gato, touro, o próprio burro, têm, em geral um talhe mas alto, todos uma constituição mas robuta, mais vigor, força e coragem nas florestas do que nas nossas casas: perdem a metade dessas vantagens ao se tornarem domésticos, e dir-se-ia que todos os nossos cuidados em tratar bem e nutrir esses animais só consegue abastardá-los (...) - ROUSSEAU – Discurso sobre a origem e os fundamentos das desigualdades entre os homens – Editora Martin Claret/S.P./2005, ps. 39 e 40.


-=-=-=-=-=

O livro mais antigo:

- Os esportes equestres remontam à mais longínqua antigüidade, dos mongóis aos árabes, passando pelos egípcios e persas. A literatura mais antiga que foi preservada até hoje é o livro do general grego Xenofontes, escrito em 400 AC. Qualquer pessoa interessada em equitação, que tem a oportunidade de ler este livro, fica impressionada com a precisão de suas explanações, e pela sua visão dos sentimentos do cavalo. Seu método baseava-se muito na intuição e nos bons tratos, política que muitas vezes não foi, ou não é, seguida pelos mestres. Com a queda do império grego, houve um grande declínio na arte de montar, caracterizando um período em que a literatura era escassa e inconsistente. Coube ao livro de Xenofontes o mérito de preservar, até os dias de hoje, os princípios da arte equestre.

http://www.fgee.com.br


-=-=-=-==

Da literatura:

- (...) possuía uma notável colméia, instalada a certa distância das cocheiras e estábulos, porque as abelhas não toleram o cheiro de cavalos. (...) - LEÓN TROTSKY – Minha Vida – Tradução de Lívio Xavier – Edit. Paz e Terra/RJ/1969, p. 36.


- MARCO POLO, em sua obra O Livro das Maravilhas (L&PM Editores S.A/1999, p. 138) noticia, sobre os costumes dos tártaros: (...) Se roubam um cavalo, são condenados a serem cortados pelo meio. Se o ladrão tem como pagar, paga nove vezes o valor do objeto roubado e então é deixado em paz. (...).


AÇÃO CONTRA ASNO

Visto a ação de Paiva contra o réu

Monsieur Asno, que consta ser menor

E o dito Paiva ser maior,

Segundo do processo se entendeu.

E como culpa o réu não cometeu,

Antes toda parece ser do autor,

O qual foi neste caso o agressor,

Pois debaixo da albarda se meteu:

E visto o Asno ir manso e sereno,

E a espada na albarda ser quebrada,

O réu absolvo, e o autor condeno.

A causa fique assim determinada,

O asno vá-se em paz comer seu feno,

E fique a albarda de Paiva por espada.

Jerônimo Baía.

Extraído da obra de CÂNDIDO DE OLIVEIRA FILHO e CÂNDIDO DE OLIVEIRA NETO – Curiosodades judiciárias – Liv. Edit. Dr. Candido de Oliveira Filho – RJ/RJ/ 1949 – vol. Segundo, p. 455.



- Tombo de um cavalo - por ação do demônio - teria provocado a morte do Príncipe Dom Afonso, de Portugal - M. KAYSERLING - História dos Judeus em Portugal, p. 85, nº 38.


Nenhum comentário: