Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 15 de julho de 2010

Diversão de açorianos, no Brasil

- (...) Diz-nos a tradição que os primitivos habitantes do Rio Grande do Sul, principalmente os Açorianos ou Ilhéus, como os chamavam, eram expansivos e muito dados ao recreio. As suas principais diversões eram: “carreiras” em canchas retas, “cavalhadas”, “danças sapateadas” ao som da viola, as quais chamavam “fandango”, com os nomes de “chimarrita” ou “chamarrita”, feiz-amor, sarabaio, serrana, cará, xará, tatu e tirana. (...) - JOÃO CEZIMBRA JACQUES - Assumptos do Rio Grande do Sul - Oficinas e Gráfica da Escola de Engenharia/P. Alegre-RS/1912, p. 35.

Nenhum comentário: