Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 19 de julho de 2010

Véu islâmico na Síria

Síria proíbe uso de véu que cobre todo o rosto em universidades

Objetivo é preservar a identidade secular do país, segundo autoridades. Niqad não é amplamente usado na Síria

19/07/2010 | 12:47 | Agência Estado

A Síria proibiu o véu islâmico que cobre todo o rosto nas universidades do país. Um funcionário do ministério disse que a medida afeta universidades públicas e privadas e tem como objetivo proteger a identidade secular da Síria. Ele falou em condição de anonimato. A proibição do Ministério da Educação ao niqad foi decidida enquanto medidas semelhantes na Europa provocam discussões de que a ação seria uma discriminação contra os muçulmanos.

A proibição, que passou a valer ontem, não inclui o véu que cobre os cabelos, usado por muitas sírias. O niqad não é amplamente usado no país, embora tenha se tornado mais comum ultimamente. A popularização do véu não passou despercebida pelo regime secular e autoritário da Síria. No mês passado, centenas de professoras do ensino fundamental que usam o niqab foram transferidas para funções administrativas, informaram os meios de comunicação locais.

Gazeta do Povo (Curitiba)

Nenhum comentário: