Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 10 de agosto de 2010

Eta povo bárbaro!

Barbárie contra grávida afegã

Mulher acusada de adultério é açoitada 200 vezes e executada publicamente com três tiros na cabeça por talibãs

Cabul - Integrantes da milícia fundamentalista dos talibãs executaram uma mulher em praça pública, sob acusação de adultério, no Afeganistão. A vítima, que era viúva e estava grávida, foi açoitada cerca de 200 vezes antes de receber três tiros na cabeça, domingo. O caso ocorreu uma semana depois de a revista americana ‘Time’ ter chocado o mundo com o caso da adolescente afegã que teve o rosto mutilado por talibãs.

Foto: EFE

Bibi Sanubar, 35 anos, foi mantida presa por três dias antes de ser assassinada em um julgamento público, que foi comandado por um líder local do talibã, no distrito de Qadis, província rural de Badghis. Apesar de o comando central da milícia negar o caso, a polícia e políticos da região o confirmaram.

O Talibã acusou Sanubar de ter mantido um “relacionamento ilícito”, origem de sua gravidez. Seu suposto amante não foi punido. Segundo Ghulam Mohammad Sayeed, chefe da polícia do distrito, a mulher foi açoitada 200 vezes em público. “Ela foi fuzilada na cabeça em público também, mesmo grávida”, disse Sayeed.


Ainda de acordo com o chefe da polícia, Sanubar foi executada pelo próprio comandante do talibã local, Mohammad Yousuf. Seu corpo foi abandonado em uma área pertencente ao governo afegão.


O episódio trouxe à memória dos afegãos o período do governo talibã, iniciado em 1996 e derrubado em 2001 pela coalizão da Otan liderada pelos Estados Unidos. Os fundamentalistas promoviam rotineiramente apedrejamentos e açoitamentos públicos de pessoas acusadas de adultério ou de manter relações sexuais sem serem casadas. As autoridades talibãs também costumavam mutilar mãos e pés de réus acusados de roubo ou assalto.


O caso de ontem lembrou o da jovem afegã de 18 anos, que posou para a controversa capa da ‘Time’ mostrando o nariz e as orelhas mutiladas, para denunciar a crueldade dos talibãs contra as mulheres. Segundo a publicação, Bibi Aisha, 18 anos, foi mutilada pelo marido como punição por ter fugido de casa. A jovem, que se casou ainda adolescente, tentou escapar por causa dos maus-tratos que sofria. O castigo foi aprovado pelo Talibã.


Oferta oficial do Brasil por iraniana

O Itamaraty informou ontem que fez, semana passada, oferta oficial ao governo do Irã para receber, como refugiada, a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani. Ela foi condenada a morrer apedrejada sob acusação de adultério, após supostamente ter se relacionado com dois homens. Sakineh também foi condenada por tramar o assassinato do marido.


“O homem que matou meu marido foi identificado e preso, mas não está condenado à morte”, disse a Sakineh, que tem dois filhos, ao jornal britânico ‘The Guardian’. “É pelo fato de eu ser mulher. Pensam que podem fazer tudo contra as mulheres neste país”, acrescentou a presa.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário: