Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 1 de agosto de 2010

Saí na frente, quando propus a ação popular

MPE pede multa a Serra e a religiosos Gideões Missionários por propaganda eleitoral antecipada

11 de julho de 2010 - 17h48

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que pede a aplicação de multa de R$ 25 mil ao candidato à Presidência da República José Serra e aos religiosos Cesino Bernardino, Reuel Bernardino e José Lima Damasceno por suposta propaganda antecipada em favor de Serra no “28º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários". O evento foi realizado no último 1º de maio, em Camboriú (SC).

Para o MPE, a propaganda antecipada teria sido configurada por meio de declarações em que os pastores se referiram a Serra como o próximo presidente da República. Além disso, os religiosos teriam exaltado a biografia do candidato.

Já José Serra teria exposto a ação política que pretende desenvolver e tentado aproximar-se do público, identificando sua linha de atuação com a da organizadora do evento, vinculada à entidade religiosa Assembléia de Deus.

O MPE afirma ainda que o Congresso não foi um evento fechado, pois foram espalhados vários telões pela cidade, o que possibilitou que cerca de 180 mil pessoas assistissem ao evento.

Com esses argumentos, o MPE afirma que estão nitidamente presentes os requisitos do TSE para se configurar propaganda antecipada, qual sejam: a induvidosa intenção de revelar ao eleitorado o cargo político que se almeja; a ação que pretende o beneficiário desenvolver e os méritos que o habilitam para o exercício da função.

O relator da representação é o ministro Joelson Dias.

Processo relacionado: Rp 172217

GA/LF

Fonte: agencia.tse.gov.br

-=-=-=-=-=-

PROCESSO:


RP Nº 172217 - Representação UF: DF


Nº ÚNICO:


172217.2010.600.0000


MUNICÍPIO:


BRASÍLIA - DF

N.° Origem:

PROTOCOLO:


190042010 - 10/07/2010 18:38


REPRESENTANTE:


MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL

REPRESENTADOS:


CESINO BERNARDINO

REPRESENTADOS:


REUEL BERNARDINO

REPRESENTADOS:


JOSÉ LIMA DAMASCENO

ADVOGADO:


ANTÔNIO HENRIQUE BAKI HUSCHER

ADVOGADO:


OSWALDO HORONGOZO FILHO

REPRESENTADO:


JOSÉ SERRA

ADVOGADO:


ARNALDO MALHEIROS

ADVOGADO:


RICARDO PENTEADO DE FREITAS BORGES

ADVOGADO:


MARCELO CERTAIN TOLEDO

ADVOGADO:


FRANCISCO OCTÁVIO DE ALMEIDA PRADO FILHO

ADVOGADO:


AMÍLCAR LUIZ TOBIAS RIBEIRO

ADVOGADO:


EDUARDO MIGUEL DA SILVA CARVALHO

ADVOGADO:


GUILHERME PAIVA CORRÊA DA SILVA

ADVOGADO:


JOSÉ EDUARDO RANGEL DE ALCKMIN

ADVOGADO:


ANTONIO CÉSAR BUENO MARRA

ADVOGADO:


VIVIAN CRISTINA COLLENGHI CAMÊLO

RELATOR(A):


MINISTRO JOELSON COSTA DIAS


ASSUNTO:


PRESIDENTE DA REPÚBLICA - PROPAGANDA ELEITORAL


LOCALIZAÇÃO:


ASESP-ASSESSORIA ESPECIAL


FASE ATUAL:


27/07/2010 18:03-Recebido








Protocolo

Espécie

Interessado(s)

19.556/2010

DEFESA

JOSÉ EDUARDO RANGEL DE ALCKMIN; JOSÉ SERRA

20.297/2010

DEFESA

CESINO BERNARDINO; JOSÉ LIMA DAMASCENO; REUEL ABREU BERNARDINO

20.333/2010

DEFESA

ANTONIO HENRIQUE B HUSCHER; CESINO BERNARDINO; JOSÉ LIMA DAMASCENO; REUEL ABREU BERNARDINO

20.407/2010

PETICAO

PGE-PROCURADORIA GERAL ELEITORAL; SANDRA CUREAU

20.852/2010

PETICAO

JOSÉ SERRA; VIVIAN CRISTINA COLLENGHI CAMELO

20.997/2010

CONTRARRAZOES

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL; SANDRA CUREAU

-=-=-=-=-=

Com base no mesmo fato (financiamento de congresso religioso por entes públicos, para carrear votos para políticos) aforei uma ação popular contra o Estado, Município de Camboriu e a igreja evangélica Assembléia de Deus. Está em andamento na Unidade de Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis e tomou o nº 023.10.500462-9. Não acionei o Serra, porque não tenho objetivo partidário. Almejo, tão somente, a devolução dos valores gastos, ao meu ver ilicitamente, pelo Estado de SC e pelo Município de Camboriu, em favor do culto.

Finalmente, alguém do Ministério Público consegue enxergar as irregularidades (alianças ilícitas entre cultos e políticos) que eu venho atacando, com ações populares, desde 2008.

Mas, eu quero ver algum representante do MP investir também contra a Igreja Católica e seus apoiadores da área política, no que tange a subvencionamento de restuaração de igrejas.

Nas ações que tenho proposto, um Promotor tem opinado contra as minhas iniciativas, mas tal postura, equivocada por sinal, como assinala o grande administrativista HELY LOPES MEIRELLES (ao falar sobre o papel do MP na ação popular) não me demoverá da luta.

A peleia é mais estimulante quando renhida. Sem muita resistência perde a graça.

Aliás, nunca me iludi. Sabia, perfeitamente, que contra as ações propostas seria formada uma espécie de frente das elites, tradicionalmente irmanadas na insana tarefa de manter o povo enganado, comendo pelas mãos dos padres e pastores, fazendo papel de massa ingênua.

-=-=-=-=-

TSE multa Serra pela 3ª vez por propaganda antecipada

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) multou, pela terceira vez, no último sábado (24), o candidato à Presidência pela coligação O Brasil Pode Mais, José Serra (PSDB). O valor da multa é de R$ 5 mil.

O ministro Joelson Dias considerou propaganda antecipada declarações feitas pela então pré-candidato em 1º de maio, quando participou do 28º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários, na cidade catarinense de Camboriú.

Também foram multados, no mesmo valor, os religiosos Cesino Bernardino, Reuel Bernardino e José Lima Damasceno. O ministro considerou que Serra teria buscado "angariar a simpatia do público presente" ao falar de suas ações quando ministro da Saúde do governo Fernando Henrique Cardoso e no governo de São Paulo.

Neste sentido, o ministro Joelson Dias afirmou que o candidato tucano transmitiu "não só a idéia de que reuniria as condições ou aptidão para ocupar o cargo que ora pleiteia, já que responsável pela consecução dos feitos relatados, bem como divulgando as ações políticas implementadas".

Além disso, segundo o ministro, o então pré-candidato teria utilizado expressões que remetem ao nome de sua coligação O Brasil pode mais. Ele citou, por exemplo, frases citadas no evento como "nós vamos fazer mais" e "podemos fazer mais e melhor".

A assessoria do candidato tucano informou que o jurídico da campanha recorrerá da multa estabelecida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


Fonte: Agência Brasil


Nenhum comentário: