Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ponte Hercílio Luz - Vai fazer 100 anos e não estará recuperada

Justiça | 03/08/2010 18h03min

Justiça nega suspensão de reforma da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

Ministério Público Federal alegou falta de estudo de impacto ambiental para a obra

O pedido do Ministério Público Federal (MPF) de suspensão das obras de reforma da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foi negado pela Justiça Federal em Santa Catarina.

A alegação do MPF de falta de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) foi julgada improcedente pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) na segunda-feira. Segundo os procuradores, não há impacto ambiental por se tratar de reforma na estrutura da ponte.

A sentença foi proferida pelo juiz Sérgio Eduardo Cardoso. Ele enfatiza que a regra geral no licenciamento é ocorrer sempre por meio de ato emitido pelos órgãos estaduais, exceto no caso de atividades e obras com significativo impacto ambiental, de âmbito nacional ou regional, quando a competência é do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama):

— É evidente que não há incidência desta norma, visto que não se trata da construção de uma nova ponte, mas da reabilitação da estrutura já existente — diz.

Para Cardoso, aceitar o pedido do MPF implicaria discutir todo o projeto de revitalização da Ponte Hercílio Luz e "acompanhar" as obras, trazendo ao Judiciário uma função que não lhe compete:

— Não cabe ao Judiciário o papel de administrador, gestor ou fiscalizador de uma obra em andamento.

Reforma

Toda a restauração do vão central da ponte deve custar R$ 169 milhões e o prazo de conclusão é 13 de maio de 2012, dia em que o monumento completa 86 anos de idade.

Fonte: Jornal de SC

Nenhum comentário: