Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 25 de maio de 2011

AO INVÉS DE FREQUENTAR CULTOS, BUSQUE CULTURA

Pessoas com maior nível cultural são mais felizes e saudáveis, diz estudo

Pesquisadores noruegueses aplicaram questionário a quase 51 mil adultos.

Pintar, tocar instrumentos ou ir ao teatro diminui ansiedade e depressão.

Tocar instrumentos musicais, pintar quadros ou ir regularmente a galerias de arte, museus e teatros pode melhorar a saúde das pessoas. É o que aponta uma pesquisa norueguesa feita com quase 51 mil adultos do condado de Nord-Trondelag e publicada na versão online da revista científica “Journal of Epidemiology and Community Health”.

Os autores aplicaram questionários para determinar com que regularidade esses indivíduos frequentavam atividades culturais e como eles percebiam seu estado de saúde, a satisfação com a vida e os níveis de ansiedade e depressão.

Todos os tipos de programas foram significativamente associados à boa saúde e ao contentamento geral. Os voluntários com maior acesso a esses eventos ou habilidades tinham menores níveis de ansiedade e depressão.

No entanto, o maior efeito foi observado em homens interessados em apenas observar a cultura, em vez de eles mesmos participarem ativa ou criativamente dessas atividades.

"Os resultados indicam que o uso da cultura na promoção da saúde e na assistência médica pode ser justificado", comentaram os pesquisadores.

Fonte: G1

Nenhum comentário: