Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 25 de maio de 2011

Seul investiga se EUA enterraram substâncias químicas na Coreia do Sul

(EFE).- A Coreia do Sul investiga a possibilidade de o Exército dos Estados Unidos ter enterrado substâncias químicas, entre elas o agente laranja, em duas bases militares durante as décadas de 60 e 70, após as revelações de vários veteranos americanos, informou o Ministério da Defesa nesta quarta-feira.
A investigação medirá o nível de contaminação em uma antiga base militar dos EUA a oeste de Seul, conhecida como Camp Mercer, depois de um militar aposentado dos EUA ter assegurado que ali foram enterradas "centenas de galões" de elementos químicos entre 1963 e 1964.
O Ministério da Defesa sul-coreano assegurou que por enquanto não há registros que confirmem as recentes alegações sobre a base, que foi devolvida à Coreia do Sul em 1993.
Seul e Washington averiguam também outras revelações realizadas na semana passada por um ex-soldado dos EUA, que assegura que em 1978 seu Exército enterrou cerca de 250 vasilhas com agente laranja, um composto tóxico utilizado na Guerra do Vietnã.
O Exército dos EUA tenta verificar a veracidade das informações e já reconheceu a existência de relatórios que falam de "plantas de dioxinas" em Camp Carroll.
O Governo de Seul formará uma equipe de investigação conjunta com os EUA para comprovar se realmente foram enterradas armas químicas em seu território, embora não pense revisar o acordo para o status das forças americanas na Coreia do Sul.
No país asiático, onde o escândalo está adquirindo cada vez mais relevância, há desdobrados ainda cerca de 28 mil soldados americanos como força dissuasória perante a Coreia do Norte. EFE
jmr/pa

Fonte: DEUTSCHE WELLE

Nenhum comentário: