Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 24 de maio de 2011

Nível de mar subirá mais do que o previsto para 2100, diz estudo australiano


Número contraria previsão anterior da ONU, que seria entre 0,18 e 0,76 metro


Em 2100, o nível das águas do mar subirá um metro mais do que o calculado anteriormente. O culpado seria o aquecimento global. A informação é de um estudo do governo australiano divulgado nesta segunda-feira. "O cálculo plausível do aumento do nível das águas do mar para 2100, em comparação com 2000, é de 0,5 a um metro", segundo o relatório intitulado A década crítica da Comissão de Mudança Climática da Austrália.


De acordo com o documento, o número supera os cálculos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, que previu um aumento de 0,18 a 0,76 metro para o mesmo período. O nível das águas marinhas aumentou em 20 centímetros desde 1880, lembrou o estudo.


A comissão também cobra "descarbonizar" a economia australiana, ou seja, reduzir ao máximo as emissões de dióxido de carbono (CO2) e utilizar energias limpas até 2050. O chefe da comissão, Tim Flannery, disse que a Austrália tem exatamente oito anos e sete meses para cumprir o objetivo de reduzir em 5% a emissão de CO2 para 2020, em relação aos níveis do ano 2000.


Vilã - A Austrália é uma das nações mais poluentes do mundo em termos per capita, com uma taxa cinco vezes maior que a da China, o principal mercado de exportações de carvão e outros recursos naturais da Austrália. O país assinou o Protocolo de Kyoto em 2007. Atualmente se debate no país um polêmico imposto para a emissão de carbono.


Fonte: Rev. VEJA (Com agência EFE)





Nenhum comentário: