Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 4 de maio de 2011

CIA admite uso de tortura por informações sobre Bin Laden

O diretor da agência de Inteligência americana (CIA), Leon Panetta, admitiu o uso de 'afogamento simulado' para obter informações sobre o paradeiro de Osama bin Laden. A 'tortura' teria sido praticada nos detidos nas prisões secretas da CIA.

Em entrevista à rede de televisão NBC, Panetta disse que as pistas que levaram os serviços de Inteligência a encontrarem o esconderijo do líder da Al-Qaeda vieram de "muitas fontes", e não só dessa técnica de interrogatório.

Indagado se nessas 'técnicas de interrogatório' se incluía o 'afogamento simulado', Panetta respondeu: "correto". O 'afogamento simulado' consiste em amarrar um pedaço de pano ou plástico na boca do prisioneiro e derramar água sobre seu rosto. O detido começa a inalar água rapidamente, causando a sensação de afogamento.Leon Panetta revelou também que as ordens do presidente Barack Obama eram de matar Bin Laden, e não apenas capturá-lo. O diretor da CIA afirmou ainda que o governo do Paquistão desconhecia a operação para matar ol líder da Al-Qaeda.

Fonte: JORNAL DO BRASIL

Nenhum comentário: