Homem aprendeu com o cão o amor desinteressado, diz psicanalista
O psicanalista americano Jeffrey Moussaieff Masson, autor do livro I cani non mentono sull'amore [Os cães não mentem sobre o amor], defende a tese de que o homem, ao longo de 30 mil anos, aprendeu o amor desinteressado com os cães. “Os cães nos ensinaram essa capacidade incondicional de dar amor com a sua presença constante ao nosso lado.”
Ele afirma que o convívio com os cães foi fundamental para a evolução do Homo sapiens, mas reconhece que isso é difícil de provar, embora, para tanto, recorra a filósofos como Kant.
As afirmações de Massom foram publicadas pela imprensa da Itália, onde está sendo lançado o segundo livro dele, “O cão que não podia deixar de amar”.
Masson não é o primeiro a dizer que os cães ajudaram a humanidade a desenvolver a sua a afetividade, mas ele foi mais longe ao sustentar que esses animais podem sentir algumas emoções mais intensamente do que os humanos.
“Observando os cães, podemos ter um maior conhecimento das emoções que nos faltam”, diz.
Entre essas emoções, segundo ele, está a “pura alegria de viver”, que permite que os cães sejam felizes no momento em que vivem, o que deveria ser aos homens a única coisa importante.
“Não somos nós que adestramos os cachorros, são eles que nos adestram”, diz ele.
Com informação do La Repubblica.
Fonte: PAULOPES WEBLOG
Nenhum comentário:
Postar um comentário