Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Universo do cavalo - Termos e expressões

OBESIDADE (Ver LAMINITE e SÍNDROME DO NAVICULAR)

OBJETO DE DESEJO

- (...) vendo os charruas que os cruzenhos tinham bons cavalos, disseram, estando enamorados dos mesmos, que tinham muita gana de nô-los tirar (...) - CARLOS TESCHAUER (padre jesuíta)História do Rio Grande do Sul dos dois primeiros séculos – Editora Unisinos/São Leopoldo-RS/2002, vol. 3, p. 311.

OBSCURO CHAPINO (Ver OSCURO TAPAO)

- Pelagem - (...) ahí va el gateado, ahí va el zarco, ahí va el obscuro chapino (...) - LUCIO V. MANSILLA, em Una excursión a los Indios Ranqueles – Círculo Criollo El rodeo/Argentina, pág. 24.

OBSESSÃO DE RICAÇO

- (...) O barão de Ubá (...) preferia uma besta ruça à sege de sua propriedade. A obsessão dos ricaços - escreve o historiador (Max Radiguet) - em possuir esse ou aquele animal de montaria ajaezada com arreios e artefatos de luxo - selas, acolchoados, cabeçadas, testeiras, peitorais rebrilhantes - e ostentar estribos de prata, guizeiras em volta do pescoço da cavalgadura, freios, rédeas, esporas, tudo que a arte da equitação exige, passava de pais a filhos como legados de família. Recorda, a propósito, o reparo de Rocha Pombo de que a ostentação de arreios de prata era para os senhores o mesmo que as jóias de ouro para as senhoras: “ostentação de nobreza". Daí a indústria de selins e arreios ter atingido no Rio de Janeiro "espantoso desenvolvimento" (...) - GILBERTO FREYRE - Sobrados e mucambos - Livraria José Olympio Editora/RJ/1968/Tomo 2, p. 568.

OBSTÁCULOS (Ver BANGALÔ, CANCELA, ESTACIONATA, MURO, SEBE ENTRE VARAS e TRÍPLICE)

OCITÓCICOS

- Medicamentos que facilitam a parturição. http://www.hipismobrasil.com.br/dicionario/efetua_busca.asp?Letra=O

OITO

- (...) executou as figuras de oito em verdadeiro estilo. Voava de uma direção para outra como se fosse ambidestro e não se preocupasse com o pé que iniciara a manobra. (...) - MONTY ROBERTS – O homem que ouve cavalos - Bertrand Brasil/2001, p. 70.

- (...) Fazer as figuras do oito na pista era o tendão-de- aquiles de Brownie, mas dessa vez ele se saiu melhor do que o costume. (...) - MONTY ROBERTS - O homem que ouve cavalos - Bertrand Brasil/RJ/2001, p. 69.

OKTOBERFEST

- A Oktoberfest, maior e mais conhecida festa popular da Alemanha, nasceu em 1811. Tudo começou com uma corrida de cavalos em homenagem ao casamento do príncipe-herdeiro Ludwig da Baviera com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghaunsen. O príncipe decidiu dividir sua alegria e deu uma festa para o povo. O evento fez tanto sucesso que passou a ser realizado anualmente e virou tradição em Munique. Hoje, a festa já é imitada em diversas cidades do mundo. No Brasil, ela foi promovida pela primeira vez no ano de 1983 em Blumenau (SC), a maior cidade brasileira de colonização alemã. A idéia era ajudar na reconstrução da cidade, castigada por uma enchente do rio Itajaí-Açu.

ÓLEO DE MILHO (Ver LAMININTE)

- Alguns cavalos atletas, mormente de salto (nas Sociedades Hípicas e Maneges) vem recebendo, ao invés do milho em grão, quebrado, o óleo de milho, ao entendimento de seus proprietários de que, assim, a concentração de substâncias favorecedoras do fortalecimento dos animais é ainda maior.

OLHAL

- Depressão existente na cabeça do cavalo, acima da denominada Linha Superior dos Olhos, ou seja, em cada uma das laterais da fronte. - Ver folheto intitulado Identificação de Cavalos pela Resenha Descritiva e Gráfica, publicado pela CBH, após tradução da Dra. Cândida Azevedo (Jan./98), p. 5, figura 2, n? 2.

OLHO (de cavalo) (Ver PETA)

OLHO DE PORCO

- Máxima gaúcha: Cavalo de olho de porco, cachorro calado e homem de fala fina...Sempre de relancina.

OLHOS RAMELOSOS (Ver MELADO)

OLIVAS

- Olivas s. pl. Parótidas do cavalo.│2. Tumor que nasce entre a cabeça e o pescoço do cavalo.

ONAGRO

- Corre mais que os cavalos - JÚLIO DE MATOS – História natural ilustrada - Liv. Universal – Porto/Pt – Vol. 3, pág. 294.

ONCHIPPIDIO

- La fauna existente entonces contaba numerosas especies de grandes mamíferos, como el gripoterio, el megaterio y el onchippidio, o pequeño caballo, cuyos restos se encuentran fácilmente en las costas de riachos como el Salado. http://www.intertournet.com.ar

ONOTAURO

- Onotauro m. Quadrúpede fantástico, filho de touro e de jumento.
http://letratura.blogspot.com

ÔOOO!

- Expressão que se usa como uma “ajuda”, na hora de parar o cavalo. Ao contrário, um EIA CAVALO! Ajuda a tocá-lo para frente.

- (...) Tentei colocar o mínimo de pressão na sua boca. Criei situações nas quais ela própria quis fazer as paradas – a pressionava a ponto de ela mesma decidir parar. A expressão Ôooo! E o meu peso pressionando na parte posterior da sela começaram a ser bem recebidos. Quando compreendeu que podia diminuir a pressão e até mesmo eliminá-la completamente, caso parasse confortavelmente e sem resistência, My Blue Heaven começou a gostar de obedecer aos sinais que lhe diziam para esbarrar. Embora seu problema estivesse profundamente enraizado há muito tempo, ela, de uma certa forma, o ignorou e tornou-se efetivíssima nos esbarros.(...) – MONTY ROBERTS - O homem que ouve cavalos - Bertrand Brasil/RJ/2001, p. 162.

ORÇA

- Raça de cavalos corpulentos
http://www.prof2000.pt

ORDENAÇÕES AFONSINAS (Ver REGIMENTO DOS COUDÉIS)

- Legislação portuguesa, dos idos de 1446, em cujo Livro V, título CXIX, lê-se: (...) entre todas as alimárias que Deus fez e criou para o homem, a melhor e mais prezada é o cavalo, que foi criado e feito para a guarda e a honra da pessoa e corpo do homem, e das coisas (...) Seguem-se, no texto da lei, outros elogios à utilidade/necessidade da relação homem/cavalo.

ORÉIA (Ver BUCÉFALO)

ORELHA (Ver ORELHADOR)

- Órgão em que o eqüino sente muita dor, deixando-se dominar quando se lhe agarra por elas. É comum o animal, que por ter sido orelhado, ficar com medo que se lhe aproxime as mãos daquela, evitando tal circunstância, com a retirada da cabeça.

ORELHA CORTADA (Ver REIÚNO e TRONZO)

ORELHA DE BURRO

- Obstáculo de HR, composto com cinco (05) tambores.

ORELHADOR

- (...) Contigo, palanque velho,/Nas lides de domador/Nem preciso orelhador,/ Nem tampouco de maneia, (...) - JAIME CAETANO BRAUN - Potreiro de Guachos (poesia Palanque de Amansar Potro) - Editor Martins Livreiro/P. Alegre-RS/1969, p. 64.

- Homem que orelha o potro para o domador montar. O orelhador pega a orelha do potro com a mão esquerda, tapando com o mesmo braço o olho equerdo do potro e com a mão direita pega o fiador do boçal (...) – JOÃO CEZIMBRA JACQUES - Assumptos do Rio Grande do Sul - ERUS e Oficinas Gráficas Da Escola de Engenharia/P. Alegre-RS/1912, p. 167.

ORELHA

- Ear, em Inglês; Ohr, em Alemão; Oreille, em Francês; Oreja, em Espanhol.

- Ponto de ataque de morcegos, como relata ALVAR NUÑES CABEZA DE VACA, em Naufrágios & Comentários – L&PM Editores S.A./1999, p. 244.

ORELHANO (Ver RACHAR ORELHA e REIÚNO)

- Animal sem marca ou sem sinal nas orelhas – HOMERO DA COSTA ARAÚJO - Por detrás das taipas – Editora Insular-Fpolis/SC/2005, p. 137.

ORELHAR

- Segurar a orelha esquerda do potro, vedando-lhe o olho com o braço, para que o domador monte sem que o cavalo perceba - LUIZ CARLOS BARBOSA LESSA - As mais belas poesias gauchescas – Editora Sulina/P. alegre-RS/1987, p. 113.

ORELHAS ENTESOURADAS

- Apertei as chilenas no pangaré; ele andou alguns passos e depois emperrou no meio da estrada, orelhas entesouradas (...) - HUGO DE CARVALHO RAMOS – Tropas e boiadas/Caminho das tropas – Instituto Centro-brasileiro de Cultura – 1917.

ORELHAS TESAS (Ver ATENÇÃO e PASSARINHEIRO)

- (...) nossos pingos acostumados a espreitar novidades com as orelhas tesas (...) - RICARDO GÜIRALDES - Dom Segundo Sombra - L&PM Editores S.A./RS/1997, p. 216.

ORELHAS ABERTAS (Ver BICO BAIXO e CABEÇA BAIXA)

ORÉLIA (Ver BUCÉFALO)

ORGULHO (Ver BRIO)

- (...) o cavalo também tem seu orgulho (...)
- LEÓN TROTSKY – Minha Vida – Tradução de Lívio Xavier – Edit. Paz e Terra/RJ/1969, p. 61.

ORGULHO DE CAVALEIRO

- Ibn Zabul, o historiador mameluco que deplorou a queda de sua casta, fala por gerações de preux chevaliers no discurso do chefe mameluco Kurtbay que recria: ouça minhas palavras e escute-as, para que você e os outros saibam que entre nós estão os cavaleiros do destino e da morte vermelha. Um único de nós pode derrotar seu exército inteiro. Se você não acredita, tente, mas por favor mande seu exército parar de atirar com armas de fogo. Você tem aqui 200 mil soldados de todas as raças. Permaneça em seu lugar e disponha seu exército em ordem de batalha. Apenas três de nós sairão contra você (...) você verá com seus próprios olhos as façanhas realizadas por esses três (...). - JOHN KEEGAN – Uma história da guerra - Companhia de bolso/SP-SP/2006, p. 63.


ORNAMENTOS (Ver MAZICES)

ORNEJAR

- (...) Nesse momento meteu a égua a cabeça pela porta. Dano com o gaúcho sentado, fitou nele os olhos, e começou de ornejar baixinho, como para chamar a atenção do companheiro (...) - JOSÉ DE ALENCAR - O gaúcho - L&PM Editores S.A./RS/1999, p. 55.

ORNEJO

- (...) não reparou no cavalo; mas este começou a dar sinais manifestos de súbita alegria, soltando um ornejo que bem parecia um riso de prazer (...) - JOSÉ DE ALENCAR - O gaúcho - L&PM Editores S.A./RS/1999, p. 168.
- (...) Outra vez soara ao seu ouvido, mais terno e plangente, o débil ornejo (...) - JOSÉ DE ALENCAR - O gaúcho - L&PM Editores S.A./RS/1999, p. 44.

ORTEGA Y GASSET

- Nossa consciência necessita de um motor para se colocar em movimento. Ortega y Gasset diz que este motor é a educação. Por educação, o filósofo entende a transformação de um homem imperfeito em indivíduo com irradiações virtuosas. A pedagogia, enquanto ciência, trata de modificar o caráter, tem por objetivo integrar os indivíduos em uma comunidade. Desse modo, a pedagogia deve começar por um ideal moral.
O homem, segundo Ortega y Gasset, não é apenas um indivíduo biológico. O homem se difere de um cavalo por saber determinar o que é bom para si e para sua comunidade. Então, a pedagogia não significa um adestramento de homens, e sim de uma atividade formadora que insere o homem singular, consciente de sua situação, em um grupo social. É o que afirma o filósofo:
O cavalo é uma coisa física, é todo uma exterioridade, vive só uma vida espacial. Agora bem, o problema da pedagogia não é educar o homem exterior, o anthropos, e sim o homem interior, o homem que pensa, sente e quer (La pedagogia social como programa político. p. 51).
hwww.criticanarede.com

OSCURO TAPAO (Ver OBSCURO CHAPINO)

- (...) era um oscuro tapao,/cuando me hallo bien montado/de mis casillas me salgo;/y era um pingo como galgo,/que sabía correr boliao (...)
– JOSÉ HERNÁNDEZ - Martin Fierro - Libreria “El Ateneo” Editorial/B. Aires .../1973, pág. 127. Em nota de José Edmundo Clemente, se lê: Oscuro tapao: negro enteramente; color muy codiciado.

ÓSSICOS

- Óssicos m. pl. A parte do nariz que divide as ventas da besta. http://letratura.blogspot.com

OSSINHO

- Ossinho m. Exostose, na canela ou no pé das cavalgaduras. http://letratura.blogspot.com

OSSO QUEBRADIÇO

- (...) o cavalar tem o osso mais quebradiço que a rês - e vai, se toma de mau jeito um bolaço - de boleadeira -, aí no mais já temos um avariado. (...) - SIMÕES LOPES NETO - Contos Gauchescos & Lendas do Sul - L&PM Editores S.A./SP/1998, p. 63.

OUT-SIDER (Ver ASAR)

- Cavalo que vence, inesperadamente, em uma carreira. Surpresa. Cavalo que não se considera entre os prováveis vencedores de uma corrida
- http://teleline.terra.es

OVA (Ver OVADO)

- Espécie de tumor, que deprecia o animal por ocasião de negócio.

- Vejigas, em Espanhol.

OVADO (Ver OVA)

- Qualificativo do cavalo que tem ovas, isto é, tumores moles, nas articulações provenientes da dilatação de certas membranas entre a pele e os ossos ou cartilagens
- BARBOSA LESSA - Estórias e lendas do Rio Grande do Sul - Livraria Liberart Editora /SP/1980, p. 297.

OVEIRO (Ver APORREADO e HOVERO)

- Na ótica de JOÃO CEZIMBRA JACQUES (Assumptos do Rio Grande do Sul - ERUS e Oficinas Gráficas da Escola de Engenharia/P. Alegre-RS/1912, p. 170), é o mesmo que foveiro. Branco com manchas negras, oveiro negro; branco com manchas vermelhas, oveiro-vermelho; oveiro-chita, que tem manchas miúdas.

- O mesmo que AZULEGO – Revista do Isnt. Hist. E Geográfico do RS – vol. ..., pág. 271.

- (...) de aspecto varonil, um tanto antipático, montando um magnifico caballo overo negro (...) - LUCIO V. MANSILLA, em Uma excursión a los Indios Ranqueles – Círculo Criollo El rodeo/Argentina, pág. 37. Como se infere do texto, em Espanhol, a palavra é overo.

- (...) montaba um overo negro lindísimo (...) - MANUEL PRADO – La guerra al malón – Cap. IV.

- Particularidade de pelagem: (...) pelagem salpicada de pequenas manchas amarelas, vermelhas ou negras sobre um fundo branco ou tordilho, mas diferem das manchas mosqueadas pois as manchas são muito grandes, mas o cavalo não pode ser considerado pampa, pois as manchas são pequenas demais. O cavalo oveiro situa-se entre o mosqueado e o pampa. - CBH - Identificação de cavalos pela Resenha Descritiva e Gráfica - Tradução do folheto pela Dra. Cândida Azevedo (Jan./98), p. 9, item 2.

- Pelaje de yeguarizo o vacuno, caracterizado por ser blanco con manchas negras o castañas, aunque también pueden ser de otro color. Casi siempre los overos reciben el nombre de manchados. También se llama overo a cualquier cosa de dos o más colores.
http://www.confederaciongaucha.com.ar

- Um homem achinado e gordo, que desembarrava com as costas da faca as paletas de seu oveiro pintado (...) - RICARDO GÜIRALDES - Dom Segundo Sombra - L&PM Editores S.A./RS/1997, p. 143.

OVELHA

- Assim como o cavalo e o boi, a ovelha dá de si a própria vida ao homem, ou melhor, este lhe tira impiedosamente a vida. Dizem que ela sabe quando vai ser sacrificada e chora. Assim, homenageando o cavalo e o boi, não quis cometer a injustiça de deixar de lado a ovelha e é por isso que transcrevo os sempre belos versos do inspirado AUGUSTO DOS ANJOS, que seguem:
Misericordiosíssimo carneiro/esquartejado, a maldição de Pio/Décimo caia em teu algoz sombrio/e em todo aquele que for seu herdeiro! Maldito seja o mercador vadio/que te vender as carnes por dinheiro,/pois, tua lã aquece o mundo inteiro/;e guarda as carnes dos que estão com frio! Quando a faca rangeu no teu pescoço,/ao monstro que espremeu teu sangue grosso,/teus olhos – fontes de perdão – perdoaram! Oh! Tu que no perdão eu simbolizo/se fosse Deus, no dia do Juízo,/talvez perdoasses os que te mataram! - L&PM Editores S.A/Porto Alegre-RS e SP/1999, p. 179 de O Livro dos Bichos.

OVERSTRIDE (Ver TENESSEE WALKER)

- Espécie de sobrepasso característico da raça TENESSEE.

OVERTRAINED

- Cavalo de carreira que se treinou excessivametne e já não dá o máximo rendimento - http://teleline.terra.es

OVÍDIO

- "Um cavalo nunca corre tão depressa como quando tem outros cavalos para perseguir." - Ovídio , poeta latino . Observação interessante para os carreiristas e para os praticantes de esportes como provas de baliza e tambor, onde os conjuntos largam em dupla.

OXER

- Obstáculo que se usa em provas de salto clássico e de hipismo rural.

OXIGÊNIO

- A administração de oxigênio por inalação a um cavalo ou a utilização de injeções de substâncias nutritivas naturais é proibida, salvo num caso de urgência e com o acordo do Veterinário Oficial. - Regulam. De CCE da Fede. Eq. Portuguesa – Art. 519, item 4.

Nenhum comentário: