Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Expressões e vocabulário da Ilha de Santa Catarina/BR

GALINHA CHOCA


1. A galinha, segundo JARED DIAMOND (Armas, Germes e Aço – Edit. Record/RJ e SP/2001, p. 158 e 305, teria sido domesticada na China: Porcos e galinhas foram domesticados no sudeste da Ásia e introduzidos cerca de 3,6 mil anos atrás na Nova Guiné e em outras ilhas do Pacífico por austronésios, um povo originário do sul da China (...)

2. Diz-se da mulher de gênio difícil, que se enfeza por qualquer coisa, mormente se se mexe com um filho dela;

3. Uma situação bonita de se ver é uma zelosa galinha, depois de passar 21 dias sentada sobre os próprios ovos, rodeada de barulhentos pintinhos, esgravatando continuamente, à cata de pequenos bichinhos para alimentação de sua prole. 
Outra coisa admirável é ver a mesma ave, atenta à segurança dos filhos, ao perceber o vôo ou o canto de um gavião (predador natural de pequenas aves), expedir um grito de alerta e conduzir seus filhos para debaixo de uma chácara, escondê-los sob as palhas do cafezeiro ou bananeira ou, na falta delas, sob as próprias asas, até que o perigo desapareça. 
Pois, aqui em Ratones, cenas da espécie ainda podem ser apreciadas. E por falar em gavião, eles estão voltando, em decorrência da circunstância de que as crianças não se divertem mais com fundas (estilingues), alçapões, arapucas, esparrelas, laços, visgo, aprisionando ou matando os pássaros, provavelmente pelo surgimento de uma mentalidade voltada para a proteção e não destruição dos pássaros. 
Poucos são os que ainda não atentaram para a preciosidade que são a liberdade e a vida, inclusive para os animais e continuam a aprisioná-los até a morte.
Voltando à galinha choca: quando os pintinhos atingem uma certa idade, no afã de prepará-los para a vida, ela começa a enxotá-los de perto de si, induzindo-aos a ousarem e ganhar autonomia.
Muitas mães humanas, que não conseguem "romper o umbigo" dos filhos, deveriam espelhar-se na ave, que dá uma lição a ser seguida. 


GALINHO GARNIZÉ 

- Diz-se do adolescente, de pequeno porte, porém muito invocado, isto é, disposto à briga por qualquer coisa

GALO GALINHA

1. Ave com características de hermafrodita; 
2. Por analogia, homem que é mandado pela esposa ou bissexual.

GAMELA 

- Peça feita de madeira, artesanalmente, que na Ilha de SC. Tanto servia para  o preparo de determinados alimentos como para abluções em geral, inclusive dos  países baixos.



GATURAMO 


- Pequeno pássaro de torso escuro e amarelo por baixo, que tem capacidade especial para imitar o canto de outras espécies. Diz-se que sua fêmea se chama gaipava ou bonita-feia. É grande apreciador de banana. Em Santo Amaro da Imperatriz, é conhecido também como loronha. Curioso de saber sobre certa doença que acomete os chamados  passarinhos de banana,  indaguei a um velho caçador sobre a origem da  canseira que se nota nos pobres animais engaiolados. Ele me disse que, em cativeiro, os pequenos cantores não conseguem limpar os orifícios respiratórios (que existem na parte superior do bico) dos restos de banana e perdem, assim, a capacidade respiratória, até morrerem.


Nenhum comentário: