Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Santo Antonio de Lisboa ou Rerituba


Nereu Ramos, eminente catarinense, interventor no nosso Estado em 1943, baixou o Drecreto-lei nº 941, datado de 31/12, publicado no Diário Oficial do Estado de nº 2.651. Mercê daquele diploma legal,  o nome de Santo Antonio de Lisboa foi mudado para Rerituba  (segundo IAPONAM SOARES – Santo Antonio de Lisboa/Vida e memória – Fund. Franklin Cascaes/Fpolis/1990, págs. 20 e 21, citando THEOBALDO COSTA JAMUNDÁ, o nome, de origem tupi-guarani, significa  reri  OSTRA e tuba ABUNDÂNCIA) e  no Anexo X, p. 7, figuram os seguintes limites distritais: (...) 10 – Entre os Distritos de Recanto (*) e Ratones: começa na mais alta nascentes do rio Ratones, segue pelos pontos mais altos do morro dos Vitorinos até ao ponto mais alto do Morro do Galego. (...) 12 – Entre os distritos de Canasvieiras e Ratones: Começa no ponto mais alto do morro do Galego; segue por uma linha seca até a nascente do Rio da Costa, no morro dos Pinheiros;  desce por ele até à sua foz no Rio Ratones, por êste abaixo até a foz do Rio Pissaras; (...) 14 – Entre os distritos de Rerituba e Ratones : começa no ponto em que o Morro da Costa da Lagoa encontra o morro do Ratones, ou Congonhas; segue por este e pelo Manuel Felizardo até encontrar as nascentes do córrego do quilômetro 21; desce por este até a sua foz no ribeirão das Pedras; por êste abaixo, até encontrar o rio Pissarras; desce por êste até desembocar no Rio Ratones.(...) 
Como se pode observar no texto do DL em destaque, à ocasião Ratones já fora desmembrado de Santo Antônio de Lisboa.
LUIZ CALDAS TIBIRIÇÁ, em seu Dicionário Tupi/Português (Traço Editora/1984, p. 167), confirma o significado da palavra reri como eqüivalente a ostra.  Todavia, o mesmo autor, atribui ao vocábulo tuba significado de abelha rainha (ob. cit., p. 182) e também de certa variedade de abelha. De tal sorte, parece questionável o significado de rerituba como fartura de ostras.

Nenhum comentário: