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Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MADEIRAS DE SANTA CATARINA


Em Chorographia do Brazil, de JOÃO FELIX PEREIRA (Imprensa de Lucas Evangelista – Lisboa/Pt – 1854, p. 264/265, afirma-se que (...) em SC as  matas abundão em excellentes madeiras de construção, como o cedro, carvalho e paroba  (peroba?), guaruba, óleo e grapecica, todos com veias, que servem para a marcenaria e marchetaria; o páo de arco para a tanoaria; os pinhos, que são em grande copia, para mastros de navios. Estas matas, aduziu o autor citado, estão ainda em parte em poder dos índios, que andão nellas á caça dos tamanduás, parcas  (pacas?), cabritos montezes (assim se chamavam os veados), onças, antas, porcos montezes, coatis, macacos e outros animaes silvestres (...).  (português da época)

Uma relação de madeiras encontradas na então Província de Santa Catarina nos é fornecida pelo historiador MANOEL JOAQUIM D’ALMEIDA COELHO (major), in  Memória Histórica da Província de Santa Catarina - Typografia Desterrense/Fpolis-SC/1856 (que pode ser encontrado na Boblioteca Pública de Florianópolis - catálogado sob o nº SC/OR 981.64 C 673), pág. 58 e seguintes.
Eram tais madeiras (além das boas aguadas, das frutas silvestres  e da abundante fauna), nos primórdios da história da Ilha de SC, os principais atrativos para que aqui aportassem os barcos que vinham da Europa, necessitando de reparos, após a travessia do Atlântico, muitas vezes penosa, debaixo de tempestades que provocavam quebra de mastros e outros danos, eis que as embarcações, sem exceção, eram de madeira e dependiam de ventos e velas.

Na obra Diário da Navegação de PERO LOPES DE SOUZA/pela costa do Brazil até o Rio Uruguay (de 1530 a 1532) (...) – publicada por VARNHAGEN – Typ. de D. L. dos Santos/RJ/1867, observa-se os inúmeros acidentes e atribulações sofridas pelos navegadores de então, com suas embarcações de madeira, por força dos rigores dos ventos e outros fatores climáticos, ora em decorrência das calmarias:
-  (...) andamos em calma sem ventar bafo de vento (p. 10);
- (...) e o mar andava tam grosso, que se nos ventara hum pouco de vento foramos de todo perdidos  (p. 12);
-  (...) Indo assi correndo com gram mar deu a não hûa guinada, e em preparando de ló nos arrebentou o mastro do traquete pelos tamboretes, de que sentimos muita fortuna; (...)  (p. 13);
-  (...)  e em levando  a amarra me desandou o cabrestante e me ferio dous homes; e tornei a virar com muita força, e arrebentei o cabre (...)  (p. 19);
-  (...) deu hûa  trovoada do norte com tanta força de vento, que se nam quebrara a verga do traquete em três pedaços, de todo foramos soçobrados (...)  (p. 22);
-  (...) deu um raio no masto do traquete da gavia, que mo fez em dous pedaços: quis Nossa Senhora que nos nam fez mais nojo: trouxe tam gram fedor de enxofre, que nam havia homem que o suportasse (...0  (p. 23);
-  (...) Aqui estivemos tomando água e lenha, e corregendo as nãos, que dos temporaes que nos dias passados nos deram, vinham desaparelhadas (...)  (p. 24);
-  (...) era o mar tam grosso, e cada vez nos investia por riba dos castellos (...) -  (p. 26);
-  (...) ventou com tanta força (o que ainda nesta viagem o nam tínhamos assi visto ventar) que as nãos sem velas metiam no bordo por debaxo do mar; era tamanha a escuridam e relampados  (relâmpagos) , que era meo dia e parecia de noite (...)  (p. 30);
-  (...) No quarto da modorra nos deu hûa trovoada seda de essudoeste, com mui grande vento que nam havia homem, que lhe tivesse o rosto: a não capitaina  (capitânia) foi de todo perdida, que lhe quebrou o cabre; e ia dar sobre-la ilha, se o vento de supito nam saltara ao sul, que se fez á vela no rolo do mar. Como nos deu o vento mandei largar outra anchora, que me teve até pela menhãa  (manhã)  com mui gram mar. (...)  (p. 34);
- (...) Aqui nesta ilha estivemos 44 dias: nelles nunca vimos o sol; de dia e de noite nos choveo sempre com muitas trovoadas e relampados: nestes dias nos nam ventaram outros ventos, senam desd’o sudoeste até o sul. Deram-nos tam grandes tromentas  (tormentas)  destes ventos, e tam rijos, como eu em outra nenhûa parte os vi ventar. Aqui perdemos muitas anchoras, e nos quebraram muitos cabres (...) -  (p. 36);
- (...) me deu hum tam gram mar, e veo ter ao convez, e meteu-me dous quartéis para dentro; entrou tanta água, que antre (entre) ambas as cubertas me nadou o batel; assi arribamos alagados (...)  (p. 38);
- (...) Sesta-feira 2 dias de novembro veo a gente, que tinha mandado em busca de Martim Afonso, e me disseram como a não capitaina dera á costa, por falta d’amarras; e que Martim Afonso, com toda a gente, se salvaram todos a nado; somente morreram 7 pessoas; 6 afogados e 1, que morreo de pasmo e que bargantim dera também á costa (...)  (p. 43); etc...(português da época).
É de se imaginar, com tantos problemas de quebra de embarcações, a demanda por madeira para a recuperação e reconstrução das mesmas.

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