Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Morte de 26 golfinhos pode ter ligação com a BP, diz cientista

Cientistas marinhos estão investigando a morte de 26 filhotes de golfinhos encontrados no golfo do México desde o início deste ano.
As carcaças de bebês ou recém-nascidos de golfinhos, com cerca de um metro de comprimento, foram descobertas em 20 de janeiro. Elas estavam espalhadas em ilhas, pântanos e praias que ficam ao longo de 320 quilômetros da região costeira dos estados de Lousiana, Mississipi e Alabama.
O número de mortos é dez vezes superior à média que costuma ser registrada nesta época do ano.
"É uma anomalia", comenta Moby Solangi, diretor do Instituto de Estudos de Mamíferos Marinhos, em Gulfport (Mississipi).


Patrick Semansky/AP
Golfinhos mortos estavam espalhados em ilhas, pântanos e praias da Lousiana, Mississipi e Alabama
Golfinhos mortos estavam espalhados em ilhas, pântanos e praias da Lousiana, Mississipi e Alabama


Como o período de gestação desses animais varia de 11 a 12 meses, explica ele, os animais que nasceram agora provavelmente foram concebidos pelo menos dois meses antes do vazamento de óleo da BP (British Petroleum).
Em abril de 2010, a plataforma de exploração da empresa explodiu, matando 11 pessoas e despejando cerca de 5 milhões de barris de petróleo nas águas do golfo do México --um dos piores acidentes ambientais dos Estados Unidos.
Nenhum dos corpos continha sinais evidentes de contaminação, mas Solangi adiantou que necrópsias estão em andamento.
Pedaços da pele foram retirados para verificar se há substâncias químicas tóxicas, provenientes do petróleo, que poderiam ter influído na morte dos animais.

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: