Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

EXPRESSÕES DA ILHA DE SC


MÃE COM A FILHA

- Expressão usada para designar garapa misturada com cachaça.

MAGOTÃO (Ver MARIADA)

- Grande cardume de peixes, notadamente de tainhas, que no mês de maio/junho costuma ouriçar os pescadores, pondo-os de plantão nas praias, costões e até no Rio Ratones, na esperança de um grande lance. É mais facilmente localizado por indivíduos experientes na pesca, que se postam em cima das pedras, morros e cômoros mais altos, denominados vigias. Quando localizam os cardumes, os vigias se põem a gritar freneticamente, chamando a atenção dos camaradas, ao mesmo tempo em que acenam com a peça de roupa mais vistosa que tiverem à mão, no afã de despertar a atenção dos companheiros e fazê-los lançar a canoa à água e cercar o cardume. Do cardume apreendido, é destinada ao vigia que o apontou, na Ilha de SC (por força de um pacto tácito), percentagem de 10%, que pode levar em peixe ou em dinheiro, se preferir vender a sua parte junto com o todo. Aumentativo de magote. Magote é coletivo de pessoas ou animais, no caso, de peixes que ainda se encontrem em liberdade.



MALHA


1. De arroz, cebola ou  aipim. A palavra malha tem o significado de plantação pequena, rocinha. 2. Um cardume de peixes também é denominado malha (Ver MAGOTÃO), o que também ocorre com um dos elementos que compõem a rede ou a tarrafa. 3 . Um elo da rede, do cai-cai ou tarrafa de pescar.

MANDRIÃO

- Vadio, malandro, não afeito ao trabalho, na Ilha de SC.

MARTINS PENA, na peça Quem casa quer casa, na Cena II, por seu personagem FABIANA,  usa a expressão. 
Também na peça referida, o mesmo escritor, na Cena VI, do Ato Primeiro, fez emprego da palavra, na fala do personagem CARLOS:  (...) vemos o bom mandrião empregado público, comendo com as mãos encruzadas sobre a pança o pingue ordenado da nação. (...).


Nenhum comentário: